Usuário:

Senha:

Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    

Fol - Forum - Crematório de Blumenau/SC Sem Alvarás
Fol - Forum
Tópicos recentes | Membros | Procurar

Todos
 Fol - Forum
 Cemitério
 Crematório de Blumenau/SC Sem Alvarás
 Tópico novo  Responder Tópico
 Imprimir
Autor Tópico Anterior Tópicos Proximo Tópico  

FUNERARIAGONZAGA
Membro Avançado

95 Postagens

Mensagem Original
Postado - 08/10/2010 :  09:51:07  Mostrar Perfil  Visitar FUNERARIAGONZAGA's Home page  Resposta com citações
Bom dia amigos do FOL.
Depois de alguns dias em silêncio, pois nao achei assunto tão interessante a participar, nessa manhã me deparei com a matéria "CREMATÓRIO DE BLUMENAU/SC SEM ALVARÁS" e ela me transportou até esse forum.
Tal reportagem relata que "O diretor em Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, explica que o alvará sanitário não autoriza a cremação de corpos, só de restos mortais."; Quero crer que ficou de fato "muito bem explicado", mesmo que meu raciocínio tenha entrado em parafuso; Ou a matéria está equivocada ou o diretor Marcelo não sabe que quando se fala em RESTOS MORTAIS, não quer dizer somente os ossos, mas tambem CORPOS OBITUADOS, sejam eles de animais racionais ou não.
Mas, aproveitando o assunto, deixo minha indignação quanto ao uso do termo "restos mortais", bem quanto ao termo "baleia" comumente usado por alguns profissionais funerários e tambem alguns empresários que fabricam urnas; Quando se fala de restos mortais, dá-se a impressão que parte do corpo (matéria) já não existe mais, trazendo assim questionamentos tolos. Ao usar o termo "baleia" no nosso segmento, pessoas despreparadas e/ou ignorantes, se referem a um corpo com proporção acima da normal e o comparam ao maior animal que conhecemos. Certa feita perdí um serviço só por ter usado a interrogação "onde esta o corpo de fulano?" (Imagine se fôssem usados vocábulos como os anteriormente referidos). Hoje de forma mais branda, quando dessa situação questiono: "Onde está o papai, a mamãe...?
Um outro têrmo que é usado nas Declarações de Óbito o qual me traz certa rejeição é "COR". Na minha opinião deveria-se usar a palavra "RAÇA".
Como profissionais funerários é bom observarmos o uso de tais palavras e outras tantas em nosso cotidiano. Elas agridem e marginalizam os que se foram, mas constragem e deprimem os que ficam.

Abraços a todos. Graça e Paz.

Sou o de sempre,

Eres Gonzaga
www.funerariagonzaga.com.br
Últimas Respostas
  Tópico Anterior Tópicos Proximo Tópico  
 Tópico novo  Responder Tópico
 Imprimir
Ir para:
Fol - Forum © 2000-05 Consciência - Consultoria & Sistemas Ir para o Topo