FUNERARIAGONZAGA
Membro Avançado
    
95 Posts |
Postado - 19/09/2008 : 09:55:05
|
Bom dia Colega Alfred(?)!!
Sucesso e felicidade sempre, para voce e os seus.
Transcrevo na íntegra, texto a que se refere seu questionamento, conforme o CBO (Código Brasileiro de Ocupações), datado no ano de 2002. Espero que atenda à sua expectativa.
Títulos 5165 - 05 Agente funerário - Agente funerário - tanatopraxista, Atendente funerário, Auxiliar de funerária.
Trabalhadores dos serviços funerários Descrição sumária: Realizam tarefas referentes à organização de funerais, providenciando registros de óbitos e demais documentos necessários. Providenciam liberação, remoção e traslado de cadáveres. Executam preparativos para velórios, sepultamentos, conduzem o cortejo fúnebre. Preparam cadáveres em urnas e os ornamentam. Executam a conservação de cadáveres por meio de técnicas de tanatopraxia ou embalsamamento, substituindo fluidos naturais por líquidos conservantes. Embelezam cadáveres aplicando cosméticos específicos.
Formação e experiência: O acesso às ocupações requer a conclusão do ensino fundamental. Os Agentes funerários estão aptos a especializar-se em tanatopraxia, técnica de conservação de cadáveres, com duração de quarenta horas.
Condições gerais de exercício: São empregados com carteira assinada que trabalham em horários diurnos, noturnos e em revezamento de turnos. Trabalham em equipe e são supervisionados permanentemente. Podem trabalhar em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, de forma presencial ou à distância, orientando sobre os procedimentos do funeral. Trabalham sob pressão e, freqüentemente, são expostos a produtos químicos e bactérias.
A - Prestar primeiro atendimento à família (detalhe meu: "atendimento") Identificar a circunstância e local do óbito; Solicitar documentação do falecido e do contratante; Contatar orgão competente para a liberação do corpo; Solicitar declaração de óbito à família ou ao orgão competente; Colher informações sobre as necessidades da família; Verificar destino do corpo (sepultar, cremar e velar); Anotar peso e altura do falecido.
B - Preparar documentação Conferir declaração de óbito; Complementar a declaração de óbito; Emitir declaração de assento de nascimento e óbito e óbito para cartório;Emitir nota e ordem de serviços; Emitir guia de sepultamento para o cemitério; Expedir ata de embalsamamento, formolização ou tanatopraxia; Obter documentação para traslado ou cremação; Registrar histórico do falecido (SVO).
C - Providenciar funeral Oferecer opções de serviços funerários; Providenciar roupa para o falecido; Providenciar o local do velório; Providenciar local para sepultamento; Providenciar a cerimônia religiosa. D - Remover o corpo Encaminhar o corpo para órgão competente; Encaminhar o corpo para a preparação; Encaminhar o corpo para o velório; Trasladar o corpo (fora do município);
E - Preparar o corpo Avaliar o estado do corpo; Verificar causa mortis; Higienizar o corpo; Aplicar material conservante (por formolização,embalsamamento ou tanatopraxia); Executar restauração facial; Tamponar o corpo; Efetuar necromaquiagem; Vestir o corpo; Ornamentar a urna.
F - Organizar o cerimonial Montar a essa (paramentos); Ornamentar o local do velório; Fornecer serviços de copa; Conservar a organização do local do velório; Checar as alterações do corpo; Conduzir cortejo ao jazigo; Reabrir a urna para última despedida; Fechar a urna.
G - Comunicar-se Orientar a família quanto aos procedimentos legais; Informar-se sobre a religião da família; Comunicar à família o momento da liberação do corpo; Redigir nota para rádio e ou jornal; Alertar a família sobre a necessidade de antecipação do sepultamento; Fornecer medidas da urna para o cemitério;
Y - Trabalhar com segurança Usar luvas, máscaras, botas, aventais e outros; Usar equipamentos e instrumentos específicos; Tomar vacinas; Manter assepsia na sala de preparação; Esterilizar os materiais utilizados; Acondicionar material para descarte; Higienizar-se.
Z - Demonstrar competências pessoais Transmitir confiança; Dar provas de paciência; Ouvir; Agir com discrição; Identificar-se com a profissão; Demonstrar habilidade para negociação; Identificar a pessoa adequada para conversar; Evitar preconceitos; Controlar-se emocionalmente; Trabalhar com ética; Manter boa postura profissional; Atualizar-se; Manusear cosméticos para necro-maquiagem; Administrar o estress; Demonstrar conhecimentos técnicos e legais; Manter sigilo.
Em suma, o profissional "AGENTE FUNERÁRIO", no meu entender, é um poli-profissional, que deve atender a quase todos os "pepinos" que um serviço funerário exige, inclusive e acima de tudo, com ÉTICA.
Abraço,
Eres Gonzaga |
Edited by - FUNERARIAGONZAGA on 19/09/2008 10:20:13 |
 |
|