 |
Cemitério de Caucaia cria serviço inédito de velório com cinzas de corpo cremado |
|
Quando um ente familiar morre, nunca é uma situação fácil ou confortável para se lidar, principalmente porque muitas medidas já precisam ser tomadas. Por mais triste que toda a família esteja, é preciso organizar o sepultamento ou a cremação do corpo. Um novo serviço em Fortaleza tem proporcionado uma forma diferente de encarar essa situação: o velório após a cremação.
Não necessariamente encarado como um velório conceitual, o cemitério e crematório Parque da Saudade oferece desde outubro do ano passado o serviço, que é considerado inédito no Ceará.
Segundo uma das gerentes administrativas do cemitério, Emy Andrade, a proposta é fazer uma homenagem para a pessoa e seus familiares.
“A cerimonia se trata de um momento em que serão entregue aos familiares as cinzas do ente familiar. Não seria um velório em si como o habitual, mas dentro de um auditório, exibimos um vídeo de homenagem para pessoa, realizamos uma chuva de pétalas, além de outras homenagens”, detalha.
Em Fortaleza, o serviço de cremação não é tão comum. Com exceção ao Parque da Saudade, apenas em um cemitério é realizado a cremação, e sem cerimônia de entrega das cinzas.
Para Emy, essa pouca oferta de serviço é um reflexo cultural. “No Nordeste a cultura da cremação ainda é pequena, em relação a outros cantos. Em São Paulo, por exemplo, é oferecido gratuitamente como serviço de utilidade pública, mas aqui não. No Ceará a cultura de cremar ao invés de enterrar ainda é um tabu muito forte. Por isso, a maioria das pessoas que optam por esse tipo de velório e serviço são pessoas com classe social um pouco mais elevada”, explica.
Após a realização do serviço de cremação, Emy conta que depende muito da própria família o destino das cinzas.
“Tem gente que coloca numa urna e leva para casa para utilizar como enfeite. Outras pessoas já preferem jogar as cinzas em algum lugar de preferência do familiar. Há também quem queira eternizar o familiar, alguns compram um pingente e colocam um pouquinho das cinzas dentro. Isso faz com que a pessoa sempre esteja com ela”, conta.
Para realizar a cremação é preciso comprar o plano preventivo de cremação, que é feito no valor de R$ 2,5 mil. O pacote inclui cremação, serviço de coffee break, sala climatizada para a família e uso da câmera fria por 24 horas. Aqueles que optarem por uma cerimônia de despedida das cinzas é preciso investir mais R$ 400.
O processo de cremação
Cremar um conhecido ou familiar não é algo necessariamente simples. Conforme Emy, a cremação leva uma certa burocracia prática.
“O processo de cremação só acontece 24h após o falecimento da pessoa e pode demorar até 5h. Depois disso é necessário esperar para que as cinzas esfriem. Em seguida é feita a embalagem e a entrega das cinzas. Então, essa cerimônia é feita com 48h a 72h depois”, explica.
Fonte:
http://tribunadoceara.uol.com.br
|
|