Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

 Moradores temem infestação de escorpiões em cemitério de Heliodora

Moradores de Heliodora (MG) estão preocupados com uma possível infestação de escorpiões próximo ao cemitério da cidade. Segundo eles, são capturados cerca de 30 animais por semana. No último sábado (14), uma mulher foi picada enquanto recolhia roupas do varal. Outras pessoas também relatam ter sido vítimas dos aracnídeos.

Os escorpiões são animais invertebrados que vivem em tijolos, fendas, amontoados de madeira e entulhos. Eles passam quase o dia todo quietos e à noite saem para caçar e se reproduzir. O cemitério, pelas suas caraterísticas, acaba se tornando um local ideal para o inseto se esconder e alimentar. Mas quando a população dos bichos cresce muito e a disputa por comida aumenta, eles acabam saindo para caçar e acabam cruzando o caminho dos moradores.

A costureira Simaura Aparecida Souza estava no quintal da casa em que vive quando foi picada. Segundo ela, o bicho estava dentro de uma blusa no varal. Ela foi socorrida de imediato e tomou soro escorpiônico. “É insuportável, parece uma agulhada e queima muito”, relatou.

O adolescente Bruno Henrique Gonçalves também foi picado. “Foram duas vezes na mesma perna em apenas 15 dias”, contou.
E além das picadas, Simaura e Bruno tem outra coisa em comum: são vizinhos do Cemitério de Heliodora, que está infestado de escorpiões. A costureira Adriana Magalhães Nunes conta que à noite o volume dos animais aumenta. “Eu vou andando e vendo eles no muro”, disse.

Com medo, a população pediu à prefeitura uma solução para a infestação. Até um ofício chegou a ser emitido pela Câmara Municipal pedindo providências. A Vigilância Sanitária disse que dedetizou o cemitério em fevereiro e também em março.
A medida, no entanto, parece não ter surtido efeito e a própria população começou a caçar os animais. Os moradores chegaram a gravar um vídeo mostrando que em cada tampa de túmulo eram capturados entre 5 e 15 escorpiões de uma vez.

Segundo a Vigilância Sanitária de Heliodora é feita uma inspeção toda semana no cemitério, mas o órgão municipal não tem funcionários para recolher os escorpiões. Ainda segundo o órgão, os problemas de limpeza são repassados para a Secretaria de Obras, que é responsável pela limpeza, mas nenhum setor faz o recolhimento dos animais.


Data de Publicação:  19/5/2016    Fonte: Do G1 Sul de Minas


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários





Voltar para a p�gina anterior