SCI
– Associação Internacional de Serviços
Parte
2
1999
O
Ano Mais Difícil e Mais Lucrativo de Toda a História da Empresa
Depois
de termos conhecido toda a expansão da SCI pelo mundo afora, vamos hoje dar
continuidade a nossa série de reportagens sobre esta mega-empresa, que é a
maior do mundo em serviços funerários, conhecendo um pouco mais de sua incrível
história.
Desde o começo de 1998 a SCI vem se reestruturando no intuito de concentrar
seus recursos e esforços na melhoria e excelência da performance de operações.
Para diminuir os custos com as despesas gerais, houve um corte relativamente
grande, incluindo até mesmo vários cargos executivos. A SCI forçou o time dos
diretores mais antigos, a se atualizarem e principalmente, a procurarem
executivos com experiência comprovada em situações gerenciais similares as
quais a SCI estava encarando no momento. Neste grupo de executivos
encontravam-se: diretores financeiros, tesoureiros, especialistas em impostos e
taxas, entre outros.
Durante 1999, a eficiência das operações melhorou
muito, devido à redução do número de cardumes* na América do Norte,
de mais de 200 para menos de 90, fazendo consolidações similares
internacionalmente.
* Cardume é um termo usado pela própria
SCI, para caracterizar grupos geográficos de casas funerárias e cemitérios
que diminuem seus custos com despesas gerais, a partir da partilha de recursos
comuns como: corpo de funcionários, serviços de preparação de corpos,
contabilidade, limusines, carros funerários, etc...
A estratégia "cardume" é a base do sucesso da SCI desde que a
empresa começou há 40 anos atrás, como já foi visto na 1ª parte da
série apresentada pelo FOL.
Lendo as palavras do diretor da SCI, Robert Waltrip, entenderemos melhor os
objetivos da empresa:
"Reduzindo
o nº de cardumes estaremos eliminando alguns custos administrativos, e isto
permitirá e principalmente forçará que as decisões sejam tomadas a nível
local"
Tendo o ano de 1999 como o ano mais difícil de toda história de sucesso da SCI,
o diretor da SCI comenta um pouco sobre como a empresa deu a volta por cima:
"Nós
nos concentramos na redução de custos, aumento do fluxo de caixa, e pagamento
dos débitos pendentes. Nós queríamos transformar a SCI como uma empresa de
compras, para uma Companhia de Operações, dedicada principalmente ao seu
crescimento interno. Quando nós começamos esta transação, nós tivemos que
analisar cuidadosamente a condição da nossa equipe de trabalho, nossa
estrutura organizacional, e as estratégias que iriam dar início ao crescimento
interno desejado. Decisões difíceis foram tomadas, e as ações necessárias
foram concluídas com êxito. SCI finalizou o ano de 1999 com uma renda de $3.32
bilhões, a maior em toda a história da empresa."