SCI
– Associação Internacional de Serviços
Parte
1
Histórico da Companhia
Apresentação
A SCI é o maior provedor de serviços funerários do mundo. Sua “cadeia
global” se estende por 20 países, nos cinco continentes, incluindo muitos
dos mais excelentes e finos locais de serviços funerários, cemitérios, e
crematórios do mundo. Sendo a indústria líder, SCI continua a abrir novos
caminhos através de associações inovadoras, serviços revolucionários e o
mais alto nível profissional em termos de qualidade, utilidade e atenção aos
clientes.
Uma
História de Muito Serviço e de Muito
Sucesso:
A Associação Internacional de Serviços, a SCI, foi
fundada com apenas três funcionários, em Houston, em 1962 por Robert L.
Waltrip, um diretor funerário licenciado, que serviu de presidente e diretor
executivo da empresa por toda sua história.O sucesso foi tanto que esta empresa
cresceu a ponto de incluir mais de 4500 localidades de serviços funerários,
cemitérios e crematórios, gerando mais de U$3.3 bilhões em rendas durante
1999.
O
Começo de Tudo:
Robert Waltrip cresceu no ambiente de negócio da sua
família, a Funerária Heights em Houston, e se tornou envolvido na administração
da mesma, assim que terminava seus estudos. Naquela época era necessário que
as funerárias mantivessem diferentes recursos próprios para servir ao público:
limusines,carros funerários, carros comerciais,, facilidades no preparo dos
corpos, facilidades nas visitas aos clientes,escritórios administrativos, e uma
equipe de profissionais grande o bastante para prover um serviço
completo.Quando os funerais não eram planejados, muito desses recursos eram
deixados inativos.
Os estudos sobre Administração de Negócios
aprendidos na Faculdade, apresentou a Waltrip o conceito de “Centro de Serviços”,
uma técnica através da qual várias localidades comerciais dividem recursos
comuns em uma base central provedora. Ele achou que este conceito poderia vir
funcionar na administração de funerárias.
Waltrip comprou a segunda funerária, construiu uma
terceira, e as servia com uma série de carros, uma central de preparação dos
corpos, um escritório administrativo, e uma equipe de trabalhadores que era
escalada para a circulação entre as 3 funerárias para prover os serviços
funerários. Todos os componentes do negócio eram então utilizados
completamente, e os custos de cada localidade eram baixos.
Este método de operação, conhecido como estratégia
de “agrupamento” é a base do sucesso da companhia.
Expansão
Norte Americana:
A medida que o “agrupamento” foi sendo testado e
aprovado, Waltrip e seus colegas, começaram a adquirir mais funerárias. Eles
construíram uma base de operação em Texas, e então se aventuraram rumo ao
Norte, adquirindo mortuários em Chicago e Canadá, em 1968 e 1969
respectivamente. Até a expansão Canadense, o empreendimento era conhecido
como: Companhia das Capitais do Sul, mas com as operações agora se estendendo
distantes do Sul, o nome foi mudado para: “Associação dos Serviços
Internacionais”.Os movimentos comerciais das subdivisões eram negociados na
Bolsa de Valores da América, em 1970, depois mudou para a Bolsa de Valores de
Nova Yorque em 1974.
Com as riquezas providas pelo comércio público, a SCI
acelerou o programa de aquisições. Em duas décadas a companhia alcançou o
maior prestígio em funerárias e cemitérios da América do Norte,
expandindo sua presença a mais de 40 estados e 4 províncias canadenses. No
andamento das aquisições, a SCI adquiria múltiplas funerárias em transações
únicas, comprando outras menores e fundindo
dessa maneira, firmas. Pelo fim de 1992, a cadeia SCI enumerava 674 funerárias,
176 cemitérios e 64 crematórios.
Expansão
Estrangeira:
Em 1993, a SCI ultrapassou os limites da América do
Norte, adquirindo a maior companhia de serviços funerários da Austrália. Esta
compra, mais a aquisição de uma segunda companhia menor, adicionou 100 funerárias
à cadeia,e resultou na criação de uma nova subsidiária, a SCI – Austrália.
Durante 1994, a SCI se expandiu pelo reino Unido
adquirindo 154 funerárias, dois cemitérios, e 13 crematórios, antes
propriedades do Grupo Great Southtern, e 380 funerárias administradas pelos
Plantsbrook. Fazendo isso, a SCI se beneficiou de aproximadamente 15% do mercado
Britânico, tornando-se o maior operador privado de “serviços funerários”
naquele país.
No ano
seguinte, a SCI adquiriu a base-Paris Pompes Funèbres Générales, a maior
organização de “serviços funerários” da Europa. Esta compra adicionou
aproximadamente 950 funerárias na França e facilidades adicionais na Suécia,
Itália, Bélgica, e Singapura. A partir daí, a SCI se expandiu para a Irlanda,
Germânia, Espanha, e Portugal, bem como para a Argentina, Chile e Uruguai. No
fim de 1999, a Cadeia da SCI incluía filiados em 20 países, dos 5
continentes.
Localização da
SCI no Mundo