A cidadania empresarial representa uma das principais tendências dos novos tempos, caracteriza-se pelo crescimento da responsabilidade social das empresas frente aos problemas que atingem a sociedade.
Numa época de crise, de recessão econômica, de agravamento de problemas sociais e de redução de investimentos neste setor pôr parte do governo, cresce a consciência das empresas valorizando sua contribuição para o desenvolvimento do meio social que esta inserida.
É um movimento crescente não apenas no âmbito das organizações, mas no cenário da sociedade brasileira, configurando uma das dimensões do 3o setor, ultrapassando os muros das empresas e assumindo a co-responsabilidade junto a sociedade civil no desenvolvimento social das comunidades e na conquista da cidadania da população.
Esta tendência tem forte relevância para a empresa porque, a sua participação e organização na comunidade terá grande impacto no fortalecimento de sua imagem institucional junto a opinião publica pelo valor agregado a mesma.
Uma organização responsável em termos legais e morais envolve muito mais do que filantropia e ações emergenciais destinadas à comunidade local. São ações que amenizam os problemas sociais ( embora ainda limitadas), a interação com empregados diretos e algumas outras indiretas, destinadas a comunidade..
Para ( ALVES E MEREGE, 1996, p 46)...investir na sociedade como o próprio conceito indica não é uma prestação de favores, uma doação de benefícios, mas uma aposta que implica na expectativa de algum retorno, expresso na maioria das vezes, na noção de desenvolvimento sócio - econômico do pais ; a noção de que a iniciativa privada deve ser consciente de que é co-responsável pêlos problemas que atingem a sociedade como um todo. Principalmente o conceito de cidadania empresarial encampa a noção de Co - responsabilidade, ao definir como empresa cidadã aquela que não foge dos compromissos de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. E este é o compromisso de todas as empresas que atuam no pais, inclusive as estrangeiras.
O exercício da responsabilidade deve acontecer plenamente, isto é, a empresa pratica a cidadania através de ações internas e externas.
Para que seja denominada cidadã, apóia
e contribui para o desenvolvimento da comunidade, preserva o meio, investe em seus funcionários, proporcionando um ambiente saudável, veicula uma comunicação transparente, oferece retorno aos acionistas, satisfaz clientes e consumidores. São requisitos que sintetizam o significado de responsabilidade, significado que ultrapassa os limites internos da empresa e se volta às questões sociais e ao exercício da cidadania empresarial.
A empresa ao adotar uma postura cidadã estará também investindo em seu diferencial competitivo, pois " agregará valor a sua imagem ", obtendo o reconhecimento da sociedade pôr sua atuação no meio social.
A profissão de Serviço Social, está sendo requisitada para através de um trabalho em parceria com outras profissões e com organizações do 3o setor, buscar a concretização dos objetivos da cidadania empresarial.
Acreditamos que com o desenvolvimento deste trabalho o funcionário também desenvolverá comportamentos que vem de encontro com o novo perfil do profissional deste milênio, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária.
Referências Bibliográficas
COSAC, Claudia Maria Daher, SANTANA, Jaqueline. responsabilidade Social, In : Revista Serviço Social e Realidade, Unesp. Franca, 2001
Serviço Social: Programas e Projetos para Organizações Empresariais In; Gaserc, caderno No 1, Campinas, 2000.
Silvia del Carmen P. E. Gonçalves
- Assistente Social - GRESSOF
Funerária Bom Jesus Piracicaba