Olá,existem muitos dados sobre os possiveis impactos do chorume nos cemitérios, porém muitos desses dados são de estudos antigos, será que o "advento" da tanato poderia melhorar ou piorar as contaminãções? Obrigado.
O uso de formol esta proibido em muitas aplicações, no caso específico de conservação de cadaveres a ANVISA esta editando uma normativa que impõe regras mais rígidas no uso, não proibindo. A normativa que esta sendo elaborada consta na consulta pública editada em Janeiro de 2011. O Ministerio da Trabalho tambem coloca regras na normativa que trata da insalubridade. Não é exatamente o formol o problema e sim as concentrações usadas no preparo de cadaveres e tambem no ambiente (laboratório) de trabalho. Abração a todos.
Dias atrás recebi um questionamento se a tanatopraxia impediria a decomposição do cadaver porque no cemiterio citado alguns corpos não se deompuseram e estavam secos.
Os fatores que envolvem a decomposição do cadáver são diversos e cito alguns.
Um corpo obeso, por conter mais umidade, se decompõe mais rápido que um magro.
Um corpo que, quando em vida, passou por tratamento severo com antibióticos ou quimioterápicos pode ter a decomposição atrasada ou até impedida.
O solo e o clima uito seco podem alterar o tempo da decomposição ou até impedir.
O uso de produtos quimicos de boa procedencia e na concentração adequada atrasam mas não impedem a decomposição do cadaver que num prazo entre três a cinco anos deve ja estar decomposto.
Abração a todos que contribuem para o crescimento do nosso setor.