Usuário:

Senha:

Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    

Fol - Forum - Cobrar por Diferença de urna? esta certo?
Fol - Forum
Tópicos recentes | Membros | Procurar

Todos
 Fol - Forum
 Regulamentação
 Cobrar por Diferença de urna? esta certo?
 Tópico novo  Responder Tópico
 Imprimir
Autor Tópico Anterior Tópicos Proximo Tópico  

ilmo.candido
Membro Avançado

149 Postagens

Mensagem Original
Postado - 24/11/2010 :  11:06:33  Mostrar Perfil  Visitar ilmo.candido's Home page  Resposta com citações
Outro dia conversando com um colega do setor que abordou-me com esse assunto, primeiramente me deu conta de um assunto polemico dentre tantos que o setor acolhe, e obviamente comecei uma busca incansável por uma resposta adequada. Claro com tantas opiniões sempre haverá a controversa de analises.
Bom seguindo em minha busca fui direto a nossa Carta Magna ou mais conhecida para leigos a Constituição da Republica Federativa do Brasil, pronto já de cara me deparo com o Art. 5º, e logo no caput já vem impondo regras claras; “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito á vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”,...

Foquei em três tópicos do caput, vejamos:

- Todos são iguais perante a lei;
- inviolabilidade do direito;
- igualdade;

Bom itens que estão no caput do art. 5ª que já claramente poderia cessar minha busca, mas quis buscar em outros direitos ate mesmo por não entender que algumas empresas cobram por diferença de preço para quem é gordo??

Bom a alegação foi de que CULTURALMENTE o setor a décadas cobram por essa diferença de preço, ai vem a gloriosa pergunta:

Será que a pessoa tem que ter esse desprazer na hora da sua morte a família ouvir essa descriminação? Com a resposta

- Seu parente é gordo e tem que pagar mais caro por isso.

Nossa isso é horrível e fui buscar um auxilio no Código Penal. e me deparo com o artigo 209 que impedi ou perturba enterro ou cerimônia, porque esse artigo? Bom não direi qual empresa ate mesmo por questões éticas, mas no mês de Setembro uma Funerária no interior de MS, causou tumulto no sepultamento de um obeso porque a família não aceitou a condição de ter que pagar por “diferença de preço na urna” por ser o falecido obeso, e a diretor funerário ameaçou não deslocar o falecimento para o Cemitério onde ocorreria a sepultamento. Bom ai um membro da família que é advogado fez essa interpretação e o diretor funerário ao fazer contato com o seu advogado chegou junto ao entendimento que não deveria cobrar por diferença de preço. Parabéns a esses juristas.

Fica o questionamento para o setor, mas meu posicionamento seria “CONTRA A COBRANÇA POR DIFERENÇA DE PREÇO” para pessoas obesas.

Abraços.

Ilmo Candido – Consultor Funerario
Email: consultoria@ilmocandido.adv.br
67 81399709

Últimas Respostas

regional
Usuário

1 Posts

Postado - 14/01/2011 :  16:53:19  Mostrar Perfil  Visita regional's Home page  Resposta com citações
Você tem plena razão, mas infelizmente as fábricas de urnas não pensão desta maneira. Não são só os obsesos que passam por esse constragimento, mas sim também aqueles que possuem mais de 1,90 de altura. Nós proprietários de funeraria apenas repassamos o que as fábricas cobram de acordo, se o falecido e "obeso ou alto".
Ira para o Topo

gleidson
Membro Regular

39 Posts

Postado - 27/12/2010 :  08:30:05  Mostrar Perfil  Visita gleidson's Home page  Resposta com citações
Bom Dia!!! Eu, não concordo em cobrar diferença na hora de enterrar um associado do plano, o diretor funerario tem a obrigação de montar um plano justo, que ofereça realidade, e que cumpra na hora que a familia necessita, pois a familia carente paga mensalmente para quando precisar, será bem atendido, mas os diretores funerarios pensa em oferece um plano barato por causa da concorrencia, esta errado!, ele tem que mostrar para a sociedade que o valor que ele cobra é justo, pois com aquele valor pago mensalmente vai oferece segurança no futuro, pois as funerarias gastam tanto dinheiro com publicidade, mas o maior market.. e o velorio, o conforto familiar, pense em oferece um plano justo, digno e deixe a familia enlutada confortada... os planos administrado pela Empresa Uni-Life Brasil oferece qualidade, e não cobrar porque teve que colocar uma garafa a mais no velorio, ou porque teve que colocar uma urna especial, entre 20 falecidos 1 usa uma urna especial, claro tudo dentro de uma norma, pense nisso, pense na empresa no futuro em sua imagem.
A todos, que DEUS esteja convosco e familia, feliz Ano Novo!!!
Ira para o Topo

Clayton
Membro Avançado

140 Posts

Postado - 25/11/2010 :  21:34:34  Mostrar Perfil  Visita Clayton's Home page  Resposta com citações
Amigo Ilmo, com certeza a falta de preparo do pessoal de atendimento ao público traz grandes dificuldades de comunicação.
Essa falta de habilidade de se relacionar com as pessoas, volta e meia causa alguns inconvenientes mas, no dia-a-dia reflete diretamente no faturamento das empresas que ao não ter um pessoal treinado,tem sua atuação comercial pautada no básico e a única forma de diferenciação em relação à concorrência é o menor preço.
Temos lutado incansavelmente para treinar nossos clientes para vender o serviço de tanatopraxia agregando valor através de um serviço personalizado, com diferenciação de preços calculados através do serviço prestado de acordo com a causa morte, da condição do corpo, do tempo decorrido entre o óbito o preparo e sua inumação, dos cuidados especiais tais como fazer unhas, cortar/pintar cabelos e maquiagem e restauração.
Em todos esses procedimentos são usados diferentes tipos e quantidades de produtos, mão-de-obra especializada, equipamentos especiais e tempo dispendido, o que justifica a variação de preços.
É gratificante ver o sucesso alcançado o que nos motiva cada vez mais à pesquisa e a dedicação a nossos clientes. Grande abraço a todos!
Ira para o Topo

ilmo.candido
Membro Avançado

149 Posts

Postado - 25/11/2010 :  17:23:03  Mostrar Perfil  Visita ilmo.candido's Home page  Resposta com citações
Amigo Clayton e internautas

Não sou contra a cobrança de valores por diferença no aspecto de materiais utilizados, obvio como disse na composição de preço pelo serviço prestado deve sim ter essas observações, a questão é na forma que é direcionada no mercado que acho inconveniente, repito sou contra a forma que é colocado a disposição os serviços para pessoas obesas, na verdade é a forma que incomoda. O fato ocorrido foi exatamente pelo diretor funerario falar de forma inadequada.

Respeito sua opinião mas vejo sim inadequada juridica e moralmente na forma que é oferecido o serviço, ja pensou alguem oferecer um serviço para um ente querido com um bordão:

Pro seu parente tem que ser urna BALEIA, GORDA, EXTRA-GORDA, tecnicamente para nos que somos profissionais do setor é normal chegando a ser comum, agora pro leigo principalmente aqueles que estão com sentimentos aflorados, pode não soar bem, como não foi para essa familia em especifico, ficaram revoltados e nisso se desencadeou uma avalanche de duvidas como estamos postando aqui.

Clayton e amigos internautas que visitam esse site, vale lembrar que aquilo que é comum para nossa atitivdade não serve para a sociedade. Claro temos entendimentos bem tecnicos que é facil para nos entendermos essa questão de custo, é nossa atividade.

Abraços e digo respeito sempre a opinião de todos, ams vale uma analise mais apurada sobre a materia, e não ficarmos no nosso entendimento, vamos analisar o leigo, que é o principal atingido por essa e talvez outra forma de trabalharmos.

abçs

Ilmo Candido - Consultor Funerário

Ira para o Topo

Clayton
Membro Avançado

140 Posts

Postado - 25/11/2010 :  10:50:58  Mostrar Perfil  Visita Clayton's Home page  Resposta com citações
A diferenciação de preços existe em quase tudo, fabrica de urnas cobram mais por urnas maiores porque usam mais materiais na fabricação e assim por diante.
O que penso não ser adequado cobrar diferença por tamanho de urna é na questão do atendimento do plano funerário onde no contrato consta o fornecimento de urna e demais ítens, o conveniado paga uma mensalidade e quando morre alguém coberto pelo plano ele deverá ser atendido dentro do previsto no contrato.
Na questão de atendimento de serviço a particulares não vejo nenhum inconveniente moral ou jurídico na cobrança diferenciada pelo tamanho especial de urna.
Ira para o Topo

maicon
Membro Junior

13 Posts

Postado - 24/11/2010 :  21:48:16  Mostrar Perfil  Visita maicon's Home page  Resposta com citações
OK....não quero ficar entrando em certos detalhes e provocando nenhuma discussão!!!mas vou te citar um exemplo!!!certa vez recebi de uma empresa funeraria da capital do meu estado, um folder onde ela se coloca a disposição para parceria/serviços para empresas do interior como a minha, neste folder a empresa listava os serviços oferecidos!
urnas,translado, flores, etc. e Tanatopraxia, com as seguintes observações
até 80 kg determinado preço
de 80 a 100 kg uma variação de preço
de 100 a 120 kg outra variação
e de 120 kg e mais outra variação!!!!
então será que neste caso também não esteja ocorrendo uma diferença/discriminação nos preços
como no caso das urnas obesas!!!!
Cabe pensarmos um pouco mais sobre este assunto, pois como as fabricas cobram mais temos sim, que compararmos os preços, pois é apenas um item, mas um item essencial do serviço funeral, pois sem ele o funeral não acontece!
Cabe a cada um de nós acharmos a maneira mais adequada de postularmos o quesito OBESO em nossa prestação de serviços!!!!
Maicon
Ira para o Topo

ilmo.candido
Membro Avançado

149 Posts

Postado - 24/11/2010 :  19:59:21  Mostrar Perfil  Visita ilmo.candido's Home page  Resposta com citações
Pergunta boa e fácil de responder,

Bom quando você faz uma compra de qualquer serviço, produto geralmente se põe nele os custos do serviço, na verdade na postulação anterior não entrei na questão de composição de preço de um serviço para uma pessoa obesa, como dito na composição dos custos você na elaboração de sua tabela deve ter lucro, o que entendo que você embute seus custos na composição sem que na sua publicidade não tenha o desprazer de entitular “DIFERENÇA DE PREÇO POR SER URNA GORDA, BALEIA, GG, enfim dão nomes que são vexatórios.
Melhor dizendo, pode compor seus preços com custos sem precisar dar nomes como “Diferença de urna” por ser obeso, trate como uma urna normal, afinal os obesos são pessoas normais, ou você acha que não? Obvio que são, o tratamento, carinho e o respeito deve ser igual.
As fabricas cobram mais caro, e não pode servir de comparação pois é um item apenas, claro importante, mas os custos são compostos de forma diferenciada de nosso setor, eles são fabricantes e as funerárias fornecem serviços que compõem uma urna, obvio a planilha de custos e bem diferente.
Tenho um material sobre PRECIFICAÇÃO de serviços funerários baseado no Código de Defesa do Consumidor, e quem tiver interessado mande um email para consultoria@ilmocandido.adv.br que lhe envio, abcs a todos.

Ilmo Candido – Consultor Funerario
Ira para o Topo

maicon
Membro Junior

13 Posts

Postado - 24/11/2010 :  15:39:23  Mostrar Perfil  Visita maicon's Home page  Resposta com citações
boa tarde!!!concordo com tudo o que disse sobre regulamentação, leis, codigos, etc....mas como vamos alocar os preços das urnas visto q as fábricas também cobram a mais pelos modelos obesos, a preparação de corpo, usa mais produtos, leva mais tempo, precisa de mais profissionais envolvidos, realmente ainda não formei minha opinião sobre se a cobrança de diferença deva ocorrer ou não, mas fica esses pontos para refletirmos
Maicon
Ira para o Topo
  Tópico Anterior Tópicos Proximo Tópico  
 Tópico novo  Responder Tópico
 Imprimir
Ir para:
Fol - Forum © 2000-05 Consciência - Consultoria & Sistemas Ir para o Topo