|
|
Fol - Forum - SALA DE TANATO
 |
|
| Autor |
Tópicos  |
|
|
denes
Membro Junior

13 Postagens |
Postado - 25/07/2009 : 06:18:02
|
| gostaria de saber se é possível colocar uma central de ar na sala de tanato, sendo que tenho um exaustor. tenho que desligar o exaustor ou nâo? desde já agradeço pelas respostas, um abraço. |
|
|
ilmo.candido
Membro Avançado

149 Posts |
Postado - 20/10/2009 : 22:17:25
|
Boa noite, bom quero informar aos internautas que postulo informações onde primeiramente sei da responsabilidade que essa informação possa trazer a quem fizer uso, meu amigo Clayton não errou em dizer que normas sobre vigilancia em questão a materia depende da municipalidade, mas vigilancia sanitaria pode e é tratado tambem em ambitos estaduais, quando diz que nãoe sta expresso diretamente a proibição de ar condicionado, ou melhor "O ar condicionado pode ser instalado sim, não existe impedimento expresso", deve ser bem dirimido, pois em nosso municipio ouve por parte da vigilancia a imposição para se retirar o ar que foi instalado, com esta justificativa que coloquei neste topico, ""NORMAS PARA PROJETOS FÍSICOS DE ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE" da ANVISA", obviamente reforço que vivemos num País onde suas leis são confusas e de interpretações diversas, Agora se a autoridade sanitaria local liberar, obviamente estara amparado. Mas vale lembrar que existe varios municipios que impedem a instalação de ar condicionado sim. O que não podemos afirmar que o ar pode ser instalado de uma forma ampla generalizada.
Abraço ao Clayton e todos internautas.
Ilmo Cândido - Consultor Funerário.
|
 |
|
|
Clayton
Membro Avançado

140 Posts |
Postado - 20/10/2009 : 10:22:26
|
As dúvidas em relação á sala de tanato são pertinentes, se pode ter ar condicionado ou não, a forma de limpeza, etc. Partimos do princípio de que para um agente funerário possa mexer num corpo, prepará-lo, conservá-lo para as diversas necessidades relativas ao funeral é necessário um treinamento adequado que possa capacitá-lo administrativamente (conhecer a documentação necessária), operacionalmente (equipamentos, conservantes, anatomia do corpo humano, doenças, estado do corpo, finalidade da conservação, higiene e segurança, etc.), legalmente (alvará sanitário, médico responsável técnico e elaboração do PGRSS). A exigência da estrutura física da sala de tanato por parte da vigilância sanitária varia de município para município, basicamente ela deve ter área mínima de 20 metros quadrados, com exaustor e água fria, pisos, paredes e teto impermeáveis e laváveis, sem trincas. Deve ser equipado com mesa impermeável, lisa, resistente, dotada de água corrente e coleta de esgoto. A limpeza e desinfecção da sala e materiais devem ser descrita no protocolo elaborado por técnico da área de saúde (enfermeiro formado, médico, etc.) e aí entra as variáveis municipais, as vigilâncias podem ser mais flexíveis ou mais rígidas. O PGRSS deve ser elaborado também por técnico, pode ser o mesmo médico responsável técnico e seguirá a exigência da RDC 306 de 07/12/2004. O ar condicionado pode ser instalado sim, não existe impedimento expresso.
|
 |
|
|
rubinho
Membro Avançado

116 Posts |
Postado - 19/10/2009 : 17:17:55
|
Concordo com Paulo Coelho e acrescento: das várias salas q vi instalar ou contratei a instalação a questão do ar condicionado é sempre bem vista e aceita, e por vários aspectos pertinentes ao controle da propagação de odores e bactérias. Não fosse assim, as câmaras frias seriam quentes, ou ardentes. O que ocorre é que neste país da carteirada, algumas autoridades sanitárias de determiadas loacalidades 'emperram'os processos por desconhecimento tecnico de quem está instalando um tanatorio, ou tentam angariar valores extra, ou ainda por divergência política. Recomendo ao colega em questão que busque empresas no país que lhe auxiliarão definitivamente em sua necessidade. Ar condicionado não é problema no tanatório. Pode confiar. rubinho |
 |
|
|
rubinho
Membro Avançado

116 Posts |
Postado - 19/10/2009 : 17:10:25
|
quote: Postado por denes
gostaria de saber se é possível colocar uma central de ar na sala de tanato, sendo que tenho um exaustor. tenho que desligar o exaustor ou nâo? desde já agradeço pelas respostas, um abraço.
|
 |
|
|
tanato
Novo Membro

5 Posts |
Postado - 19/10/2009 : 12:18:58
|
*Treinamento de agentes para tanatopraxia e restauração facial*
Treinamos seus agentes na sua empresa com tanatopraxia e restauração facial, ensinamos todo o procedimento, tecnicas de embalsamamento, conservação, restauração e necromaquiagem.
Contato e maiores informações: treinamento-tanatopraxia@hotmail.com |
 |
|
|
goiaspax
Membro Junior

12 Posts |
Postado - 06/10/2009 : 08:42:47
|
Prezados, Gostaria de saber como as empresas que tem sala de tanapraxia estão fazendo para descontaminar ou desinfectar a clinica após a utilização, bem como os veiculos que fazem a remoção hospitalar de corpos. Obrigado Newton Borges Goiás Pax - Porangatu - GO goiaspax@uol.com.br |
 |
|
|
ilmo.candido
Membro Avançado

149 Posts |
Postado - 19/08/2009 : 09:19:49
|
Novamente venho questionar a informação dada pelo Sr. Paulo Coelho à qual respeito muito pelas postulações aqui colocadas, mas Sr. Denes e Sr. Paulo, vamos esclarecer;
Se o ENTENDIMENTO das autoridades de saude locais e estaduais se firmaram que o Laboratorio de Tanato se enquadra nos parametros de uma sala de necropsia, ai fica compricado porque?
ja atendi um cliente que fez todo o projeto e na liberação do alvara sanitario se esbarrou na norma que a anvisa regula sobre esta materia, ou seja, a "NORMAS PARA PROJETOS FÍSICOS DE ESTABELECIMENTOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE" da ANVISA, neste sentido existe uma serie de regras sobre construçoes na verdade de estabelecimentos de saude, mas naquele estado os dois orgãos de saude tanto municipal e estadual, entenderam que o laboratorio de tanato se enquedraria nesta norma no quadro que se segue;
(...)
UNIDADE FUNCIONAL: 5 - APOIO AO DIAGNÓSTICO E TERAPIA (cont.)
(...)
5.4.2 Sala de necrópsia 1 20,0 m² com dim. mínima =4,0 m HF;E
Bom se analisarmos nesta norma impede a instalação do ar condicionado em local que se manipule feretro.
Se faz necessario verificar qual o ordenamento normativo em seu municipio e estado, pois consultado um Biomedico que é chefe vicia sanitaria de um estado, disse ser inaceitavel a instalação de ar condicionado em locais que manipulam e acondicionam cadaveres, na verdade eu ate concordo que seria bom, mas o profissional de saude disse ser inviavel, estou ele...
abraços a todos....
Ilmo Candido - Consultor Funerário
|
 |
|
|
paulocoelho
Membro Regular

32 Posts |
Postado - 17/08/2009 : 20:43:46
|
Denes. É possivel sim colocar ar condicionado em Laboratório de Tanatopraxia, inclusive é recomendavel que se faça isso, tendo em vista a necessidade de manter temperatura ambiente estavel, alem de garantir melhor qualidade de trabalho para os profissionais. Quanto ao exaustor a menos que este seja muito potente, não há necessidade de desligá-lo. Saúde e Paz Paulo COelho |
 |
|
| |
Tópicos  |
|
|
|
| Fol - Forum |
© 2000-05 Consciência - Consultoria & Sistemas |
 |
|
|