Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 
Fol - Forum
Fol - Forum
Tópicos recentes | Membros | Procurar
 Todos os Foruns
 Fol - Forum
 ABT - Assoc. Brasileira de Tanatopraxia
 A importância da Tanatopraxia

Nota: Você deve ser cadastrado no site para postar uma resposta.
Para cadastrar-se, clique aqui.
Caso você já seja cadastrado preencha os dados abaixo.

Usuário:
Senha:
Formato: BoldItalicizedUnderline Align LeftCenteredAlign Right
Mensagem:


 
   

T Ó P I C O    R E V I E W
Clayton Postado - 18/09/2015 : 14:18:32

A Tanatopraxia é a mais moderna e eficiente técnica de higienização e conservação temporária de cadáveres, traz benefícios ao meio ambiente, à saúde pública, aos familiares, à memória do ente falecido e ao setor funerário como um todo.

Porque o tema é bastante amplo, pretendo discorrer em pequenos textos para que os colegas funerários possam acompanhar e opinar sobre o mesmo.

1) Meio ambiente:
Em pesquisa científica realizada pela INVOL e a PROTANATO, coordenada pelo médico e professor Dr. Sergio Fiuza, com chancela da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, ficou comprovada a proteção do meio ambiente tendo em vista dois fatores:

a) Porque a tanatopraxia é executada usando formaldeído em baixas concentrações o cadáver tem uma decomposição “mais limpa”, a medida que o formaldeído evapora do corpo este passa a ser decomposto gradualmente por micro-organismos de decomposição presentes no meio ambiente. Os micro-organismos patológicos são eliminados e após a evaporação do formol as bactérias saprófitas processam a decomposição.

b) Em decorrência de a decomposição se processar de forma gradual a formação de necrochorume é reduzida e substâncias nocivas à saúde humana, ou não são produzidas ou é de pouco volume, assim, o potencial poder de contaminação do solo é praticamente nulo.

A mesma pesquisa mostrou que medidas de segurança anulam o poder de contaminação do solo pelo necrochorume, essas medidas passam pela construção adequada do jazigo para impedir que água da chuva invada seu interior, corpo devidamente conservado pela tanatopraxia e o fundo da urna protegido pelo manto protetor de necrochorume fabricado exclusivamente pela Invol.

Não perca os próximos capítulos e opine!
Grande abraço a todos.

5   Ú L T I M A S    R E S P O S T A S    (mais novo)
card0z0 Postado - 20/06/2017 : 16:43:33
Temos uma dificuldade para conseguir alguns certificados do governo, principalmente o do registro FGTS, a minha sorte que encontrei esse site aqui, que me deu tudo o que eu precisava sobre esse serviço, mas foi difícil de encontrar, qualquer dúvida entre e solucione.
Clayton Postado - 20/10/2015 : 12:16:06
4- Benefícios da tanatopraxia à memória do ente falecido.

Durante a vida as pessoas acumulam muitos bens tanto materiais quanto bens intangíveis que são relacionados aos sentimentos que outras pessoas guardam delas. Todos esses bens, quando lembrados são imediatamente relacionados à fisionomia de quem os deixou.

Natvig Dingman autor do livro “Cirurgia das Fraturas Faciais” escreveu a notória frase:

“Ainda que homens se tornem conhecidos por seus feitos são reconhecidos por suas faces”.

Todas as pessoas que vão a um velório têm a intenção de levar seus sentimentos à família enlutada e também de fazer uma última visita para o ente falecido e prestar suas homenagens.

Quando os visitantes chegam ao velório e se dirigem até a urna seus olhares são direcionados diretamente à face da pessoa falecida, é a primeira coisa a ser focada, é o centro de atenção. Fazem isso porque o rosto, a imagem representa tudo o que ela foi e essa ultima imagem é a que ficará gravado na memória de todos que participaram do velório, por isso de tamanha importância que esse rosto esteja com aparência o mais próximo possível de quando em vida para que sua imagem seja lembrada por tudo quanto de bom fez nesta vida e não pelo sofrimento da morte.



Clayton Postado - 16/10/2015 : 15:22:44
3 - Beneficios aos familiares do ente falecido.

Julgo que o maior benefício que a tanatopraxia possa trazer aos familiares e amigos do ente falecido é o conforto psicológico transmitido pela sua aparência serena, de descanso e bem estar eterno.

Porque o ser humano acredita que a morte não é o fim, que existe algo além da vida, que de alguma maneira ou forma é eterno, potencializa seus sentimentos pela imagem que o ente falecido transmite.

A fisionomia é modificada pela doença, pelos tratamentos e remédios recebidos, por acidentes e também pelos fenômenos transformativos da morte. Essa fisionomia da morte classificada como “feia” transmite uma imagem de sofrimento, de abandono, de fraqueza e, porque é a imagem que acompanhará o ente falecido para a eternidade, a família e amigos tem sua dor ampliada por achar que o ente ficará eternamente sofrendo.

A tanatopraxia executada por um profissional treinado, qualificado e consciente da importância da boa aparência facial do ente falecido atinge o objetivo de amenizar a dor, o sofrimento pela perda e transmitir o sentimento de alívio, de descanso; Que apesar do ente querido ter falecido tudo foi feito por ele, que está bem e que passará a eternidade num lugar bom e sem nenhum sofrimento ou abandono.

Clayton Postado - 29/09/2015 : 11:58:40
Na Europa, séculos 17 e 18 surgiram pandemias de varíola e gripe espanhola causada por vírus e matou milhões de pessoas. A falta de higiene, saneamento e tratamento de esgoto foram apontados pelas autoridades como a causa e o meio de propagação se deu de pessoa para pessoa.

Atualmente os vírus que ameaçam epidemiologicamente a humanidade são:

AIDS que contaminou mais de 75 milhões de pessoas no mundo inteiro, destes morreram cerca de 36 milhões e estimativa de 30 milhões de infectados atualmente. A AIDS é transmitida de pessoa para pessoa através de relação sexual e sangue contaminado.

EBOLA, vírus descoberto em 1976 e que matou, em 2014, cerca de 25 mil pessoas na África e alertou autoridades do mundo todo para o risco de uma epidemia mundial. O vírus Ebola é transmitido através do contato com fluidos corporais.

No Brasil o vírus H1N1 (gripe suína) entre abril de 2009 e agosto de 2010 vitimou mais de 18 mil pessoas. A transmissão de pessoa para pessoa.

O que é um Vírus?
Numa descrição bem simplória, vírus é um microorganismo que não possui um corpo completo, é uma espécie de cérebro, protegido por uma cápsula. Ele invade uma célula viva e passa a se reproduzir a partir dela.

O vírus quando se encontra num ambiente não adequado ele fica fechado em sua cápsula dormindo por anos até encontrar uma célula viva, ele volta à ativa, invade essa célula e passa a se reproduzir desordenadamente até matar ou invibializar o metabolismo do ser invadido.

Porque ele tem essa propriedade de dormir como uma semente é muito difícil combate-lo.
É possível que, do necrochorume de um cemitério ele possa ser conduzido pela água do subsolo e contaminar uma pessoa a vários quilômetros de distância, após longo tempo, até mais de um ano ou anos...

A tanatopraxia elimina completamente os vírus que estão nos corpos das pessoas mortas que podem ser veladas, tocadas, acariciadas pelos seus familiares sem apresentar riscos de contaminações.

Através da tanatopraxia a saúde pública é preservada dos riscos de contaminação por vírus e outros micro-organismos. Os riscos de uma epidemia causada por cadáveres é totalmente descartada.

Vírus é só um dos micro-organismos capazes de causar doenças e mortes para os seres humanos, existem fungos e bactérias selecionadas em ambiente hospitalar que são extremamente resistentes aos antibióticos, exemplo da enzima KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) que pode ser produzida por qualquer bactéria. As Bactérias que se tornaram resistentes e que passaram a produzir essa enzima, mataram inúmeros pacientes e fecharam hospitais inteiros por vários dias até que puderam ser desinfectados.
Inúmeras outras que causam meningite, tuberculose e outras infecções.

Por isso da grande importância que a tanatopraxia, executada por profissionais treinados em laboratórios licenciados pela vigilância sanitária, representa para a segurança da saúde pública.

jrc Postado - 19/09/2015 : 10:49:41
Parabéns Clayton, essa matéria e de grande vália para o setor funerário, pois fortalece e traz mais segurança para empresa e para os familiares.

Continue postando esse artigos, nós agradecemos.

João Roberto de Castro
Jau - SP



Fol - Forum © 2000-05 Consciência - Consultoria & Sistemas Ir para o Topo
Powered By: Consciência Consultoria & Sistemas Version 1.4.05