Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 
Fol - Forum
Fol - Forum
Tópicos recentes | Membros | Procurar
 Todos os Foruns
 Fol - Forum
 Regulamentação
 ATIVIDADE FUNERÁRIA X ASSOCIAÇÃO DE TANATOPRAXISTA

Nota: Você deve ser cadastrado no site para postar uma resposta.
Para cadastrar-se, clique aqui.
Caso você já seja cadastrado preencha os dados abaixo.

Usuário:
Senha:
Formato: BoldItalicizedUnderline Align LeftCenteredAlign Right
Mensagem:


 
   

T Ó P I C O    R E V I E W
Admin Postado - 11/02/2005 : 17:25:52
ATIVIDADE FUNERÁRIA 4 X ASSOCIAÇÃO DE TANATOPRAXISTAS

Ao abordar em seu artigo as atividades que integram o serviço funerário o Sr. Aloísio B. Rezende com muita propriedade, face ao vasto conhecimento jurídico que possui acerca da matéria, contempla-nos mais uma vez com um tema da maior relevância.
Entre os vários aspectos ali tratados fez referência as técnicas de preparação de corpos e sua respectiva competência, também questionou o intuito associativo dos especialistas na área.
Inquestionavelmente tais procedimentos técnicos constituem-se prerrogativas funcionais dos prestadores de serviços funerários, como bem colocou,diga-se, já configurada no CBO (Código Brasileiro de Ocupações), atividade esta exercida diretamente ou sob a responsabilidade do diretor funerário (princípio elementar a ser observado nos processos licitatórios).
A própria lei 8.987 que trata das concessões dos serviços públicos, quando faz referência a adequação do serviço, pressupõe o serviço adequado e conceitua-o de forma clara no que tange as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança e atualidade.
Ressalto a qualificação técnica da equipe, a modernidade das técnicas, do aparelhamento e das instalações.
Tem o poder público, e por via de consequência o permissionário, o dever de garantir a salubridade dos corpos para a realização da cerimônia fúnebre.
Já dizia Rui Barbosa, ¨Este serviço não consiste tão somente na feitura de peças mortuárias e colocação de aparatos fúnebres e religiosos, mas compreende a polícia mortuária, o transporte dos mortos, a observância de preceitos de higiene e as providências destinadas a manter a continuidade e uniformidade das cerimônias.¨
Diante dessas responsabilidades, não deve haver estranheza ao fato de renomados e representativos diretores funerários, terem se articulado com vistas a criação de uma associação de interesse comum.
Ao completar uma década de implantação da tanatopraxia no país, verificou-se a efetiva adequação de um contingente significativo de empresas voltadas para o atendimento dos preceitos elementares a qualificação, tornando-as autônomas e não mais reféns dos pseudo-especialistas ocasionais derivados de outros segmentos, que apesar da utilização de técnicas ultrapassadas e até rudimentares exploravam um nicho de competência dos profissionais funerários.
As parcerias do setor com centros acadêmicos, através de seus cursos de extensão, a mobilização das entidades classistas para a realização de reciclagens e jornadas técnicas, as iniciativas de diretores funerários entusiastas (alguns com vivências no exterior)que se destacaram por suas contribuições na difusão de conhecimentos, bem como o surgimento de empresas nacionais para o fornecimento de produtos e equipamentos específicos, trouxeram possibilidades aos diretores funerários brasileiros para desenvolverem habilidades que no contexto individual tornaram-lhe protagonista de uma peculiar identificação autoral, evidenciando traços de competência, fato este que consolida os atributos da proficiência.
A tanatopraxia tem uma dinâmica que transita entre a ciência e a arte, portanto, restringi-la aos parâmetros do academicismo significa torná-la estéril.
Frente a isso, a agregação dos entusiastas por esta arte é legitima, construtiva e vem de encontro com o desenvolvimento tecnológico do setor.
Por ocasião da plenária que deu origem a fundação da Associação Brasileira de Tanatopraxistas, realizada no auditório onde transcorreu o II Congresso de Diretores Funerários do Mercosul,em Porto Alegre, abri mão da indicação de meu nome para integrar a diretoria provisória desta entidade, por entender que a maior diversidade representativa dos estados deveria ser prestigiada, como aliás, foi, e também dada a evidência dos elevados nomes, aos quais deposito minha confiança por reconhecer seus substanciais méritos profissionais.
Torna-se elementar contribuirmos construtivamente para que esta iniciativa embrionária evolua e adquira a seu tempo o perfil preconizado por aqueles que identificam ai o espaço adequado para a promoção de fóruns técnicos específicos.
Almejo que esta associação seja uma instância conotada para os fundamentos históricos,culturais,jurídicos e científicos desta tecnologia em nosso território.
Uma entidade que acolha a experiência cotidiana, para dali extrair subsídios intercambiáveis e através de nossas monografias escrevermos a história de nossos desafios, formatando desde já o acervo de registros que constituirão a memória da tanatopraxia no Brasil.
Obs: Parabéns ao FOL, por estar dando a significativa contribuição neste processo de identificação da nossa realidade, pois através de sua filosofia democrática tem acolhido a ampla diversidade de pensamentos. O fato de prestigiarmos semanalmente a inteligência de seus participantes, sobretudo os assíduos, tem agregado valor a este representativo portal, pois seu conteúdo exibe verdadeiras pérolas que muito contribuem para a cultura dos diretores funerários brasileiros.

Vitor de Oliveira Filho
vip.expert@globo.com
Autor: Vitor de Oliveira Filho
3   Ú L T I M A S    R E S P O S T A S    (mais novo)
Admin Postado - 17/02/2005 : 08:15:26
Olá Paulo

Teremos o maior prazer e auxilia-lo na divulgação dos informativos da Associação de Tanatopraxista.
Podemos disponibilizar um local especifico para os informativos da Associação e uma sala no fórum para discussões.
Estamos a disposição para acertamos os detalhes.
Até mais
Equipe FOL
Autor: FOL
Admin Postado - 16/02/2005 : 21:08:03
Prezados Tanatopraxistas e Diretores Funerários

Desde o final do mês de Setembro último passado, assumi juntamente com mais alguns valorosos companheiros, o encargo de iniciar algo que era clamado por quase uma década sem ter resposta, a formação uma agremiação que pudesse aglutinar e contribuir para o crescimento da Tanatopraxia, garantindo a qualificação dos serviços executados e protegendo a categoria funerária nesta atividade.
A criação de uma entidade, entendo que deve ser, feita de forma criteriosa, participativa e democrática, desta forma, o estatuto, regimento interno, não poderiam ser feitos de qualquer forma, necessitávamos de assessoria jurídica e contábil entre outras, sem mencionar o custo destas questões, mas após este iniciais problemas resolvidos, ainda necessitávamos formatar um Estatuto e Regimento interno, que fosse interessante para a classe, para tanto foi enviado a todos os colegas que haviam se inscrito quando da Reunião de Fundação da Associação, solicitando que todos aqueles que tivessem contribuição para as propostas apresentadas.
Vencida mais esta etapa, esperamos continuar contando com a colaboração e participação de todos os colegas do segmento e principalmente do FOL, para que possamos disponibilizar ao grande publico estes dois documentos com a abertura de um espaço em seu site para possibilitar a leitura e sugestões dos colegas.

As idéias que norteiam tanto a Estatuto quanto o Regimento interno, foi colhido da reunião realizada quando do II Congresso Funerário do Mercosul.

Todos os interessados em se associar, ler o Estatuto e Regimento Interno ou apenas conhecer o que estamos idealizando para os Tanatopraxistas podem ainda contatar através de e-mail: paulocoelho@funerariasaocarlos.com.br ; informando no assunto : Associação de Tanatopraxistas – Documentos, informando: Nome, RG e Endereço completo, Telefone e e-mail, que estaremos remetendo as informações solicitadas.

Estaremos ainda neste mês de Fevereiro marcando reunião com todos os interessados em discutir a Tanatopraxia no Brasil e a Associação, tendo como data provável para 02 e 03 de abril de 2005, em local a ser definido, nos próximos dias.

Aguardamos contato.

Saúde e Paz a todos.

Paulo Coelho


Autor: Paulo Coelho
Admin Postado - 13/02/2005 : 09:59:56
Realmente possuimos mentes luminosas e capazes em nosso setor. Vejam o comentário do Vitor, isso é algo que constrói.
Mas, ainda pergunto: O que houve com a associação de tanatopraxistas?
Está ativa? Quem é associado? Posso ser? E o estatuto?
E o questionamento de quem é que tem direito sobre a associação, Abredif X Associação de Tanatopraxistas ?
Não se tem notícia alguma.
Rubinho
Autor: rubinho

Fol - Forum © 2000-05 Consciência - Consultoria & Sistemas Ir para o Topo
Powered By: Consciência Consultoria & Sistemas Version 1.4.05