Enganam-se quem pensa que no setor funerário o "cliente não tem escolha" . Ele não só tem escolha, como é formador de opinião.
No mercado em geral, preço e qualidade do produto ou do serviço oferecido não faz com que uma empresa se destaque, o grande diferencial competitivo hoje para o consumidor é o capital humano de uma organização.
Sabedores, mesmo que inconscientes, desta realidade, a maioria das empresas do setor, divulgam políticas de qualidade baseadas no respeito aos seus clientes. Considerando a enorme importância desse fator, perguntamos por que algumas empresas não conseguem implementar programas que confirmem sua política?
Oferecer um serviço fora das expectativas de um cliente é um terrível erro estratégico. O prejuízo para a imagem da organização costuma ser muito acima do que seus dirigentes poderiam esperar. A credibilidade da instituição e de seus profissionais só é restabelecida após anos e anos com significativos gastos não previstos.
O setor funerário, assim como o setor da saúde, entrou em um caminho sem volta, do novo conceito de atendimento humanizado, voltado ao cliente. E os empresários deste setor precisam se convencer de que um produto tangível pode ser utilizado, provado e comprovado, mas o atendimento aos clientes é intangível e só é tangibilizado pelas pessoas que o realizam. O sucesso deste processo está em sistemas planejados e instituídos para que seu cumprimento seja rigorosamente constante.
Uma liderança segura e participativa, somado a uma equipe preparada através de treinamentos comportamentais e técnicos e ainda um sistema de administração integrado a processos e fluxos compatíveis à demanda do atendimento, criando assim, um ambiente agradável, de bons relacionamentos internos o que resultará em um clima favorável e mais produtivo.
Tratando-se de uma peça fundamental para o êxito no crescimento do setor, não negligencie o atendimento do seu cliente e faça bons negócios sempre.