O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo em cirurgia plástica, só perde para os EUA, e o terceiro maior em consumo de produtos para cuidados com a aparência.
Durante uma vida inteira a pessoa cuida de sua aparência, faz investimentos em roupas, cabeleireiros, xampu, sabonete, desodorante, perfumes, cremes, etc. Gasta uma pequena fortuna para mostrar às outras pessoas que é caprichosa, bonita e bem sucedida.
É de conhecimento de todos que a morte traz prejuízos a essa imagem, o investimento vai desaparecendo à medida que ela vai sendo destruída pelos fenômenos cadavéricos da decomposição. Esse é o grande temor, é por isso que a luta contra a morte é travada.
A tanatopraxia é o cuidado com a aparência do ente falecido, mantém a boa fisionomia, natural e saudável. Protege a dignidade evitando inchaços, mau cheiro e vazamentos.
Perguntado a esse mesmo vendedor sobre a melhor maneira de apresentar um produto ou serviço, ele respondeu: TRANSFORMANDO AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO OU SERVIÇO EM BENEFÍCIOS AO CLIENTE.
Os psicólogos concluem que a maioria das pessoas são movidas pelas suas emoções, e apesar do ser humano ser racional, a sua vontade fala mais alto que sua necessidade.
Sabendo que o melhor produto para se vender é aquele que todos querem comprar, o desafio do vendedor então é transformar as necessidades de seus clientes em vontades, elaborando uma apresentação de vendas de uma forma emocionante, envolvente e comovente.
Uma das características - razão - da tanatopraxia é a prevenção contra vazamentos, mau cheiro e inchaços. O benefício - emoção - é o cuidado com a aparência e a proteção da dignidade da pessoa falecida.
Vendedor bem sucedido compreende que as necessidades têm a ver com as características do produto ou serviço oferecido e que as vontades do cliente são atendidas com os benefícios que o mesmo proporciona.