Hidroginástica é uma palavra de origem grega que significa "ginástica na água". A água é diferente do ar sob vários aspectos físicos (como densidade, pressão hidrostática e temperatura), que interferem diretamente na atividade física que é exercida no meio aquático aquecido.
Essa atividade envolve a prática de exercícios físicos, e todos os benefícios obtidos com a realização dos mesmos neste meio aquático. A temperatura da água considerada neutra deve ser de 35 graus. Qualquer desvio dessa temperatura pode produzir mudanças significativas no aparelho cardiovascular.
Ao imergirmos no meio aquático, nosso sangue é redistribuído através do corpo, em virtude da pressão hidrostática, causando aumento do retorno do sangue venoso. Essa é base para todas as modificações fisiológicas associadas à imersão, particularmente nos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e excretor. Assim, dentro de todas as atividades propostas para as pessoas que entram na fase do envelhecimento biológico, a hidroginástica tem um destaque grandioso.
Benefícios da hidroginástica em idosos:
- Melhora do sistema cardiorrespiratório;
- Melhora do sistema cardiovascular;
- Diminuição da gordura corporal e aumento da massa muscular;
- Melhora da capacidade postural;
- Melhora da coordenação motora e força muscular;
- Aumento da auto-estima;
- Diminuição do estresse e da ansiedade;
- Melhora da insônia;
- Diminuição da necessidade de medicamentos;
- Melhora das funções mentais e socialização.