• Antene-se!No ambiente global, ser polida quer dizer também ser esperta, generalista. E, para segurar cinco minutos de conversa sobre qualquer tema, é preciso ser antenada. O que pode fazer muita diferença na hora de pescar a simpatia de um cliente...
"É preciso ler jornais, entender um pouco de arte, de esportes, e até de novela!", diz Lícia Egger Moellwald, doutora em comunicação e consultora de etiqueta empresarial. É, o mundo é dos bem informados.
• Passe credibilidadePesquisas mostram que a primeira impressão que temos de alguém fica guardada no subconsciente por... vinte anos. No ambiente corporativo, a vida real é essa mesmo. Ou inspiramos um bom conceito de cara ou vai ser difícil desfazer a má impressão.
Atenção à roupa. Decotes, saias muito curtas e maquiagem carregada não pegam bem. No primeiro contato com alguém, seja simpática. Olhe nos olhos, é sinal de que você considera o outro. Apresentações formais como ''encantada'' ou ''é uma honra'' estão fora de moda. Um ''tudo bem?'' é suficiente.
• Seja simpática e espontâneaEstá conversando com alguém que acabou de conhecer? Seja natural. ''O que incomoda em eventos profissionais é ter de aturar pessoas com aquela aura de 'eu sou importante'. No fundo, todos procuram pessoas verdadeiras'', diz Lícia Egger Moellwald. Não é preciso levar o conselho ao pé da letra e sair dando tapinhas nas costas dos outros. ''Mas ser cordial é uma boa'', aconselha a consultora.
Falar demais, interromper o interlocutor para contradizê-lo ou deixá-lo sem saída com opiniões categóricas pegam mal. E fuja de gírias e palavras estrangeiras em excesso.
• Pratique a webeducaçãoA forma como o e-mail é escrito é importante, muito importante! Ele precisa ser claro, objetivo, gentil. E nada de erros. Mostrar que não sabe escrever ou que é desatenta é péssimo. Respostas padronizadas demonstram descaso. E, sempre que lhe for pedido um retorno, responda!
Evite críticas por e-mail, ainda mais se a mensagem for direcionada a várias pessoas. Para a web, vale a mesma máxima dos bons ambientes de trabalho: elogie em público - e critique reservadamente.
- Não fale alto ao telefone. É um desrespeito com os colegas.
- Não use perfumes fortes ou adocicados. Isso é invasão de espaço aéreo!
- Não peça o prato mais caro no almoço de negócios. É feio...
- Evite toques de celular alto ou com músicas ridículas.
- Nada de excesso de informalidade: chamar o chefe pelo apelido ou comentar em voz alta a balada dos colegas...
- Em situações de trabalho, você é a empresa. Não é só a sua imagem que está em jogo.
- Trate as pessoas como gostaria de ser tratada, por telefone, e-mail ou pessoalmente.