De um lado, o mercado de trabalho que exige e precisa de profissionais competentes, hábeis e comunicativos, quer seja em áreas administrativas, de liderança, de comércio e de técnicas em geral. De outro lado, as escolas que não desenvolvem nesses profissionais a habilidade fundamental para ao seu desempenho, que é a sua capacidade de comunicação verbal.
Por isso, em processos seletivos ou um pouco mais adiante, em atribuições profissionais, as pessoas se deparam com dificuldades relacionadas a diferentes contextos de trabalho: vendas, negociação, participação de reuniões, atendimento a clientes e também quando têm a responsabilidade de conduzirem um departamento ou uma empresa - liderando pessoas. Assim devem estar preparados ou se prepararem para a Comunicação Verbal bem estruturada, o que tratamos aqui em cinco dimensões: emocional, vocal, corporal, técnica e espiritual.
A primeira delas, a dimensão emocional, estuda a percepção que cada um tem de si mesmo. Se as pessoas têm alta ou baixa auto-estima, se têm coragem suficiente para enfrentar os seus medos de falar em público e romper barreiras para falar com calma e segurança em qualquer contexto. Além da comunicação intrapessoal, aborda ainda a comunicação interpessoal, desenvolvendo habilidades de empatia, saber ouvir, entrar em sintonia com as outras pessoas e criar condições favoráveis para haver um bom relacionamento.
Na dimensão vocal, o estudo em comunicação verbal abrange a voz no processo da fala. Há inúmeras características que são estudadas, entre elas: volume, tonalidade, velocidade, pausas, dicção e outros. Aborda ainda a beleza da expressão e manifestação das emoções, o aprimoramento da locução, a respiração pelo diafragma a correção de problemas dos mais diversos tipos. Uma boa voz encanta, mantém as pessoas acordadas em uma apresentação.
Independente da situação ou do momento, o nosso corpo está comunicando algo. E nesse momento a dimensão corporal é evidenciada e estudada pela Comunicação Verbal. Nosso corpo começa a expressar nosso estado de espírito, nosso zelo com a aparência ou nosso cansaço físico, por meio das sutilezas apresentadas pela expressão facial, os gestos, a elegância, o cuidado com o asseio corporal, a roupa que vestimos que mostra nosso estilo ou nossa personalidade. No processo da fala, a congruência dos gestos, o olhar nos olhos das pessoas quando estiver falando com elas podem reforçar ou destruir a comunicação.
A comunicação é a expressão do equilíbrio. É a sintonia entre os gestos e as palavras bem conduzidas. Todo o processo de Comunicação Verbal depende de cada dimensão estudada individualmente. A dimensão técnica abrange toda a parte intelectual da metodologia – desde a gramática, vocabulário eliminação de vícios, como preparar para uma sessão de perguntas e respostas até o planejamento e organização dos pensamentos para uma efetiva apresentação. Aborda ainda técnicas de como iniciar e concluir uma exposição. Reforça o uso de ilustrações e de recursos audiovisuais para facilitar a compreensão dos ouvintes.
Muito mais do que técnicas de comunicação e repertório cultural, o ser humano é reconhecido pelos valores em que pauta a sua vida. Esse item trata da moldura que envolve uma pessoa, do rastro que deixa por onde passa. É com a dimensão espiritual que estudamos a consciência da responsabilidade social, da ecologia, em fazer algo, mesmo que ínfimo para deixar o mundo melhor do que o encontrou. São os adjetivos qualificativos que identificam uma pessoa.
O que tenho intenção de mostrar com essa reflexão é a complexidade de um processo que, aparentemente, é simples. Esteja certo de que ao ver, ouvir e admirar uma pessoa falando bem, com calma, elegância, técnica e naturalidade, ela preparou-se para isso. Por outro lado, se você é essa pessoa que fala bem, saiba que precisa continuamente desenvolver essa habilidade, afiando e lubrificando essas ferramentas para estarem sempre prontas para o uso.
Fonte: Reinaldo Passadori - Professor de comunicação verbal, palestrante, fundador do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal e autor do livro “Comunicação Essencial” (2003, Editora Gente).