Vivemos em tempos de constante evolução. A globalização trouxe com ela uma incessante busca pelo aprimoramento e avanço nos mais diversos setores. As distâncias físicas entre cidades, países e continentes são cada vez menores devido à rapidez da informação e ao avanço tecnológico.
A informação globalizada induz a população a uma constante reciclagem em seus conceitos e forma de pensar. Algo que era bom ontem, hoje já não é mais, e assim progressivamente as pessoas vão se tornando reféns desta evolução sem limites.
As pessoas estão cada vez mais exigentes e atentas a detalhes em qualquer tipo de negociação. Não aceitam mais apenas o razoável; querem algo mais. Isso leva as empresas que querem e precisam se manter em destaque no mercado, a um processo de reflexão constante sobre a melhor maneira de atender às expectativas e necessidades de seus clientes.
Como aplicar este conceito de evolução em empreendimentos como Cemitérios que existem há décadas, com estruturas e instalações antigas? Cada caso requer um estudo específico, para detectar os pontos principais que precisam ser trabalhados e podem ser melhorados.
Há diversos itens que precisam ser avaliados e analisados neste processo, tais como:
- qualidade do serviço oferecido a população
- atendimento ao público
- instalações prediais
Muitos avanços se tem dado em relação à qualidade no serviço oferecido a população e atendimento ao público, porém o item instalações prediais vem em muitos casos sendo deixado para segundo plano. A edificação na realidade é essencial na eficácia dos dois primeiros itens citados, levando-se em conta os fatores funcionalidade, credibilidade, higiene, conforto e acolhimento da população.
Edificações antigas não conseguem atender grande parte das atuais exigências da população. Isso não significa que precise ser completamente demolida, para que outra totalmente reformulada seja construída no mesmo local. Um bom trabalho de revitalização, embasado em pesquisas,levantamento de necessidades e expectativas da população local, feito por profissionais especializados, pode fazer importante diferença para um novo patamar de desenvolvimento dos empreendimentos já existentes.
Outro fator importante no processo de revitalização de antigos cemitérios é a preservação da história, peculiar a cada empreendimento, e que deve ser enfocada de maneira que a população possa perceber a evolução de sua estrutura e serviços. O passado não pode ser simplesmente deixado de lado.
Novos empreendimentos no setor funerário são inaugurados constantemente, com tecnologia de ponta, arquitetura diferenciada e planejamento urbano. É fundamental que o diretor funerário não negligencie a funcionalidade e conforto que devem ser oferecidos a população, mesmo que suas instalações sejam antigas. Com sensibilidade e criatividade, profissionais especializados, podem de forma harmoniosa fazer a conexão entre o passado e o futuro, sem macular a história.