O escritor Mark Twain advertiu: "Fique longe de pessoas que tentam diminuir as suas ambições. Pessoas pequenas sempre fazem isso, mas as realmente grandes fazem com que você sinta que também pode se tornar grande".
Como é que as pessoas se sentem quando estão perto de você? Pequenas e insignificantes ou acreditam em si mesmas e têm esperança sobre o quê podem se tornar?
Uma experiência foi feita há alguns anos para medir a capacidade de resistência das pessoas à dor. Psicólogos mediram quanto tempo uma pessoa poderia suportar ficar com os pés descalços dentro de um balde com gelo.
Descobriram que, para algumas pessoas, um fator tornava possível permanecerem com os pés no gelo duas vezes mais do que as outras.
Você pode imaginar que fator era este?
Era o encorajamento. Quando uma outra pessoa estava presente, dando suporte e encorajamento, as pessoas eram capazes de suportar a dor por muito mais tempo do que as que não contavam com este auxílio.
Poucas coisas ajudam tanto uma pessoa quanto o encorajamento. George M. Adms chamou-o de "oxigênio para a alma". O filósofo e poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe escreveu: "A correção faz muito, mas o encorajamento após a censura é como o sol depois da tempestade". E William A. Ward revelou seus sentimentos quando disse: "Lisonjeie-me, e não acreditarei. Critique-me, e talvez não goste de você. Ignore-me, e talvez não o perdoe. Encoraje-me, e nunca o esquecerei".
No livro Building Your Mate's Self–esteem, Dennis Rainey conta a maravilhosa história sobre o cuidado e o encorajamento. Ele conta que havia um garoto chamado Tommy que passou por um período de muitas dificuldades na escola. Fazia continuamente muitas perguntas e não conseguia se manter calado. Parecia que falhava cada vez que tentava fazer alguma coisa. Sua professora finalmente desistiu dele, e disse para sua mãe que ele não tinha condição de aprender e que nunca alcançaria muitas coisas. Mas a mãe de Tommy era uma pessoa que cuidava de outras pessoas. Sabia encorajar. Ela acreditava nele. Ela passou a estudar com ele em casa, e a cada vez que ele falhava, ela lhe dava esperanças e encorajamento para continuar tentando.
O que aconteceu com Tommy?
Tornou-se um inventor com mais de 1.000 inventos patenteados, incluindo a vitrola e a primeira lâmpada elétrica incandescente comercialmente viável. Seu nome era Thomas Edson.
Quando as pessoas são encorajadas, é impossível prever o quão longe podem chegar.
A falta de encorajamento pode impedir uma pessoa de viver uma vida saudável e produtiva, mas quando a pessoa se sente encorajada, ela pode enfrentar o impossível e superar adversidades incríveis. E, a pessoa que fornece o presente do encorajamento faz diferença em sua vida.
Vou repetir a pergunta do início do texto.
Como é que as pessoas se sentem quando estão perto de você?