1- Muitas vezes, a única coisa que funciona com supervisores ou colegas cabeça-dura é um fato concreto. Você está tentando fazer com que seu chefe considere a possibilidade de negociar com um novo representante de vendas. Ele responde: "Simplesmente não gosto dos produtos da Acme. Pretendo continuar comprando da Smith Brand. Está decidido". Você: "O senhor leu o último relatório comparando a Acme e a Smith? Ele mostra que os produtos da Acme têm um desempenho 15% melhor - e custam 10% menos!"
2- Apóie-se em números. Ficar discutindo o sexo dos anjos não leva a nada. Faça uma reunião para discutir a idéia de um projeto com seus colegas. Desenvolva um "mercado" para ele e depois faça uma apresentação: "Carolina, já passei esse projeto para todo o pessoal de vendas e eles acharam que vai ser um sucesso. Anotei alguns dos comentários que fizeram. Você quer dar uma espiada?"
3- "Que se danem os torpedos! A todo vapor, capitão Drayton, vamos em frente!" Quando o almirante da União David Farragut deu esta ordem durante a Batalha da Baía Móbile ele se tornou um herói da Guerra Civil americana. É claro que, se o navio dele tivesse sido atingido por um torpedo, ele teria morrido - assim como muitos outros marinheios americanos. Farragut teve sorte e saiu vitorioso, mas o que você faz quando o seu chefe manda você para um campo minado? Discutir e acusar não vai adiantar nada, e provavelmente só vai fazer com que ele fique ainda mais determinado a fazer isso. A primeira coisa a fazer é tentar repetir tintim por tintim o plano maluco do seu chefe: "Deixe-me ver se entendi. Você quer que eu..." Talvez ouvir suas próprias ordens - ditas por você - funcione como um balde de água fria para fazê-lo cair na real.
4- Quando o seu chefe lhe der uma missão impossível, não discuta. Concorde com o que puder, mas sugira algumas alternativas: "Estou satisfeito por estarmos entrando nesse segmento do mercado. Parece uma grande idéia. Apenas sugiro que façamos um teste primeiro..."
5- Se você acha que vai dar murro em ponta de faca - você recebeu uma tarefa que está na cara que vai ser um desastre, mas o seu chefe não aceita um não como resposta e não quer ouvir nenhuma das alternativas que você propõe -, pelo menos peça que a ordem seja dada por escrito. Se necessário, você mesmo deve preparar um relatório detalhado sobre o projeto e conseguir fazer com que o seu chefe assine. Assim você estará, de certa forma, protegido quando o projeto der com os burros n'água.
6- Colegas podem ser tão inflexíveis quanto chefes. Quando um colega coloca na cabeça que alguma coisa tem de ser feita daquele jeito pode ser muito difícil fazê-lo mudar de idéia - mesmo que isso seja claramente necessário. Você pode tentar se ater aos fatos e aos problemas apresentando evidências de por que a proposta B é melhor do que a A, ou pode tentar achar um meio termo para fazer com que o seu colega abra mão de pelo menos alguma coisa: "Mariana, não acho que as nossas opiniões sejam tão diferentes. Concordamos quanto a A, B e C, e só discordamos quanto a D. Será que podemos pelo menos implementar três das quatro etapas propostas?"
7- Algumas pessoas são orgulhosas demais para pedir ajuda quando precisam. Elas são teimosas e vão tentar fazer o trabalho que lhes foi designado até arruiná-lo. Não espere até isso acontecer. Quando designar um novo projeto a algum funcionário, pergunte se ele tem alguma dúvida e se está de acordo com esse projeto. Deixe perfeitamente claro que não há problema em fazer perguntas. Finalmente, certifique-se de que todas as suas instruções sejam absolutamente claras e que tenham sido entendidas.
8- Um cliente faz um pedido. Você sabe que o item que ele pediu não é apropriado para o que tem em mente e lhe diz isso. Ele teimosamente insiste que está comprando exatamente o que quer. Você faz a venda, mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde ele voltará insatisfeito? Ou continua discutindo com ele - arriscando perder a venda, além de irritar um cliente? A melhor alternativa é ser paciente e explicar que venderá a ele o que ele quiser, mas que está mais preocupado em garantir a satisfação dele do que em fazer a venda: "Sr. Bernardo, é claro que venderei a peça ao senhor. Meu trabalho é vender peças. Mas estou menos interessado em fazer a venda do que em ter certeza de que o senhor ficará totalmente satisfeito. E sou obrigado a dizer que não acho que o senhor irá gostar da qualidade da peça A - não se quiser usá-la no seu novo produto. O senhor já pensou em comprar a peça B? Gostaria que eu lhe explicasse a diferença entre as duas?"
9- Tem gente que sente prazer em fazer com que todos se sintam infelizes. A idéia é que todos vocês estão sendo pagos para trabalhar, não para se divertir. Se você estiver preso a um chato e desmancha prazeres, tente ser amigável. Não o isole. Tente envolvê-lo no bate-papo, convide-o para almoçar. Seja paciente, não force nada. Integre-o gradualmente à "comunidade" do escritório.
10- Ninguém é mais teimoso do que uma pessoa presa à rotina. Tente fazer com que um desses colegas ou supervisores faça alguma coisa diferente e ele, provavelmente, irá recitar de trás para a frente todos os regulamentos e políticas da empresa. Ao lidar com alguém que adora o modo como as coisas são, tenha primeiro a certeza de que você não está quebrando as regras simplesmente por quebrá-las, mas, sim, porque a situação exige que você o faça. Apele para o senso de organização dessa pessoa: "Guilherme, precisamos reorganizar esse projeto. Você sabe tão bem como o sistema funciona, o seu ponto de vista será valioso para o projeto. Será que você poderia nos ajudar?"