PESSOA COMPLETA É COMPOSTA DE CORPO, CORAÇÃO, MENTE E ESPÍRITO e cada uma dessas dimensões possui necessidades particulares e precisam estar presentes em todos os aspectos de vida. Contudo, a maioria dos Líderes das organizações negligencia essa característica da natureza humana. Observe isso ao responder para você mesmo esta pergunta:
Você concorda ou não que a maior parte da força de trabalho da sua organização tem um POTENCIAL muito maior para oferecer de TALENTO, INTELIGÊNCIA, MOTIVAÇÃO, CAPACIDADE e CRIATIVIDADE do que suas atuais funções exigem ou permitem?
O CORPO simboliza suas necessidades físicas, incluindo alimentação, abrigo e vestuário.
A MENTE representa sua necessidade intelectual de crescer e de aprender continuamente.
O CORAÇÃO corporifica sua necessidade de relacionamentos, amizades e amor.
O ESPÍRITO está em sua necessidade de contribuir, de deixar um legado e de fazer a diferença.
Se ignorar uma parte de si, você verá diminuir sua habilidade de ter um grande desempenho. Da mesma forma, quando você não dá atenção à pessoa como um todo, compromete sua capacidade de trabalhar e liderar. Essencialmente, todos desejamos as mesmas coisas no trabalho:
Remunere-me de forma justa (corpo)
Trate-me com humanidade (coração)
Envolva-me criativamente na sua organização (mente)
Com princípios e valores éticos ajude-me a servir as necessidades humanas (espírito)
Quando as organizações criam oportunidades e ambientes que atendem as quatro dimensões de seus funcionários, beneficiam-se do desempenho superior de pessoas completas em trabalhos completos. Liberam a capacidade de sua força de trabalho, habilitando-a executar a missão da organização. Consciente ou inconsciente, as pessoas escolhem um modo de comportamento que varia da rebelião ao entusiasmo criativo, dependendo do quanto seu ambiente e trabalho respeitam, integram e harmonizam suas necessidades.
Pessoas que não são remuneradas de forma justa, cujas necessidades de sobrevivência/econômicas não estão satisfeitas (corpo), que não são tratadas com humanidade (coração) ou envolvidas criativamente (coração) em trabalhos significativos (espírito), demonstram rebelião, obediência fingida ou, na melhor das hipóteses, obediência voluntária.
Quando uma dimensão vital da natureza humana é ignorada ou suprimida, as pessoas se sentem como uma “coisa”, que precisa ser controlada ou gerenciada. Não colocam seu coração no trabalho e não se envolvem emocionalmente. Como resultado, adotam comportamentos desagradáveis, o que, por sua vez, leva seus empregadores a sentir que precisam controlá-las e gerenciá-las.
A necessidade de controlar os funcionários torna-se uma profecia auto-realizável e cria uma co-dependência entre gerenciado e gerente. Por outro lado, UMA PESSOA COMPLETA, COM UM TRABALHO COMPLETO, LIDERA A SI MESMA.
Para atrair e reter profissionais altamente qualificados, você precisa oferecer um trabalho completo e tratar as pessoas como seres humanos completos com CORPO, CORAÇÃO, MENTE E ESPÍRITO. Para obter excelentes resultados neste processo é preciso entender que isso leva tempo, requer investimento financeiro, pessoal e requer muita dedicação e paciência.
Criar trabalhos completos e tratar as pessoas como seres humanos completos, esta é a essência e o papel fundamental do Líder Verdadeiro em qualquer organização.