Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Confiança em Si Mesmo

Um garoto olhava, absorto, as gotas de chuva que batiam na janela. Sua mãe podia perceber que seu pensamento estava muito longe dali. Então ela aproximou-se do menino e perguntou: "Algum problema, meu filho?"

- Não mãe, não é nada – sussurrou baixinho o menino.

A mãe, uma Líder verdadeira, conhecia muito bem seu filho, e sabia que alguma coisa o incomodava mesmo que ele dissesse que nada tinha, pois seu olhar de aflição demonstrava que algo não ia bem. A mãe apenas o abraçou e esperou que ele mesmo começasse a falar, ou seja, o fato de estar disponível e atenta para ele era uma motivação para que se abrisse espontaneamente.

Não demorou muito, e naquele abraço ele sentiu toda a atenção e segurança transmitida pela sua Líder verdadeira, e mesmo sem levantar os olhos disse: "Mãe, não quero participar da apresentação do teatro este ano."

A Líder verdadeira sentou-se na frente dele e com perguntas poderosas disse: "Meu filho, o que aconteceu? Você acha que não vai ser legal? Você não está preparado? Você está com algum problema ou você perdeu a paixão pelo teatro?

Balançando a cabeça timidamente, ele respondeu: "Eu acho que vai ser muito legal, pois eu amo fazer teatro, mas acho que não estou preparado. Um dos meus colegas me disse que eu nunca vou conseguir decorar todas as falas."

A LLíder verdadeira, mais uma vez, com perguntas poderosas, questionou: "E você, meu filho, você concorda com ele? Você acredita que não está preparado, você acredita que não é capaz de decorar as falas?"

Neste momento, após estes questionamentos poderosos, o menino levantou a cabeça e olhou nos olhos da sua Líder verdadeira. Logo a seguir olhou para o horizonte, e ali encontrou o que possivelmente estivesse perdido: "A CONFIANÇA EM SI MESMO."

A Líder verdadeira disse: "Meu filho, durante a sua jornada, muitas pessoas vão tentar convencê-lo de que você não é capaz e que não pode se superar! Algumas pessoas até tentarão faze-lo acreditar que elas sabem muito mais do que você. Na maior parte das vezes, estas pessoas poderão estar fazendo isso por inveja, ciúmes, ou por simples ignorância, e ainda muitos vão falar por falar, ou apenas para tirar a sua energia, mas essas pessoas não têm como saber se você é capaz ou não: elas nunca vão conseguir conhecer tudo sobre você”.

“Você é a única pessoa que pode saber se é ou não capaz! Somente você pode saber tudo sobre você. Somente você pode dizer onde seu trabalho, seu esforço e seu treinamento poderão lhe conduzir. Os resultados que você obter na sua vida é que dirão se estas pessoas estão certas ou não. O seu limite apenas você é capaz de estabelecer. O importante, meu filho, é que você tenha a capacidade de não se influenciar pelas palavras negativas dos outros”.

Os olhos do garoto estavam cheios de lágrimas, emocionado pela atenção que recebeu e pela segurança e confiança que lhe foram transmitidas. Ele abraçou fortemente sua Líder verdadeira e, já sorrindo, agradeceu pela mensagem que haveria de ficar para sempre gravada em seu coração.

Nossos Comentários:

Muitas pessoas despreparadas consideram-se legitimadas a julgar os outros e apontar os seus caminhos. No entanto, segue esses caminhos apenas quem quer. Quem não se dá ao trabalho de refletir e de manter-se firme em suas convicções pode mesmo ser arrastado por pessoas despreparadas.

Mas esse não é o caso de quem conhece a si mesmo e traça seu planejamento estratégico. Os que agem desta maneira estabelecem suas próprias vitórias porque perseguem seus sonhos com muita garra, coragem e determinação.

Neste momento é que entra em cena o Líder verdadeiro, para mostrar que as fragilidades do seu liderado poderão ser motivo de mais empenho e dedicação e que nunca serão fatores impeditivos das conquistas, pois cada um é responsável por suas próprias conquistas ou derrotas.

O papel do Líder verdadeiro consiste em mostrar que "COM DEDICAÇÃO, SERIEDADE, ESFORÇO e TREINAMENTO QUASE TUDO SE CONSEGUE, MAS SEM PAIXÃO NADA É POSSÍVEL."

Se na sua organização você perceber que está faltando talento e treinamento para seus colaboradores não se preocupe, isso não conduz uma organização ao fracasso, apenas faça o que precisa ser feito: proporcione treinamento para os seu colaboradores. Porém, se você perceber que em algum colaborador falta PAIXÃO e COMPROMETIMENTO, tome as devidas providências, faça o que deve ser feito, pois neste caso a situação é grave, porque a ausência de PAIXÃO e de COMPROMETIMENTO levam qualquer organização ao fracasso.



Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal.


Fonte: www.cwp10.com.br


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior