Uma garotinha de origem humilde morava em um bairro pobre de uma cidade do interior. Sua mãe não tinha os cuidados necessários e, por isso, ela sempre se apresentava na sala de aula triste, com as roupas velhas e muito sujas.
Um dia seu professor ficou perplexo ao ver a menina vestida daquele jeito, e se questionou: "Como é que pode essa menina vir para a escola tão mal arrumada? Será que a mãe dela não se dá conta?". Sem obter respostas partiu para ação - é isso que o Líder Verdadeiro FAZ: parte para AÇÃO. Separou algumas reservas de seu salário e comprou um vestido novo para sua aluna. Ela ficou linda, disse ele.
Quando a mãe viu a filha com aquele lindo vestido novo, percebeu que não seria nada agradável ver a sua filha ir tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas, e colocar-lhe o lindo vestido novo.
No final de semana, o pai da menina disse: "Maria, você não sente vergonha? Veja a nossa filha: está tão bonita, bem limpinha, toda arrumada, morando num lugar como este, caindo aos pedaços? Vamos ajeitar a nossa casa. Nas horas vagas vamos pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim". E assim fizeram. A casa começou a se destacar na pequena vila pelo cuidado, pela limpeza do pátio, pela pintura das paredes e principalmente pela beleza das flores que enchiam o jardim.
Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, enfim usaram a criatividade. Todos começaram, um ajudando ao outro. Todos se comportando de forma vitoriosa. Como já falei em uma mensagem anterior, para que ocorra qualquer vitória é necessário ser honesto, humilde, abnegado, comprometido, respeitoso, saber trabalhar em equipe, abrindo mão de algo pequeno para si em prol da vitória de todos. Estas são as atitudes que levam qualquer pessoa e qualquer organização a grandes conquistas.
O bairro todo estava num processo de transformação. Foi quando uma raridade apareceu - UM POLÍTICO HONESTO, e ao acompanhar todos os esforços daquelas pessoas humildes, partiu para ação: fez o que um Líder Verdadeiro FAZ, parte para AÇÃO. Recorreu à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal, expôs suas idéias, dizendo para as autoridades: "Eles merecem nossa atenção, pois estão fazendo a parte deles. Agora, nós precisamos fazer a nossa parte".
Quando terminou a reunião já estava com autorização para realizar os melhoramentos que seriam necessários no bairro, e assim aconteceu. A rua de chão batido e lama foi substituída por asfalto com calçadas de pedra; os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
Comentários:
E tudo começou quando um Professor, aliás um Líder Verdadeiro, fez o que era importante fazer: entrou em AÇÃO. Usou parte das suas economias e simplesmente comprou um vestido novo. Claro que não era intenção deste Professor-Líder Verdadeiro consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse um bairro. Ele fez a sua parte. Fez o que podia fazer. Fez o primeiro movimento, que motivou outras pessoas a buscar melhorias.
Eu tenho aprendido muito na minha jornada que é muito importante inspirar todas as pessoas do nosso relacionamento a terem comportamentos adequados, como por exemplo o esforço de trabalhar em equipe e fazer o bem sem interessar a quem, mesmo quando todo o resto estiver empurrando para direção oposta. Isto é o eu chamo de GRATIDÃO.
Agora imaginemos que todas as pessoas do nosso relacionamento estejam entrando em ação. Fazendo o bem sem interessar a quem. Imaginemos todos os diretores das escolas, das faculdades, das organizações. Imaginemos todos os professores e seus alunos agindo como LIDERES VERDADEIROS. Imaginemos o nível de alegria e satisfação de todos os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS nos seus ambientes de trabalho, de todos os FUNCIONÁRIOS e COLABORADORES de todas as ORGANIZAÇÕES se todos isolassem a fonte que gera fofoca, mesquinharias e outros tantos comportamentos inadequados que desagregam. Já imaginou a todos servindo de bom grado, fazendo bem feito e com alegria o que é preciso fazer?
Será que existe uma possibilidade dos nossos atuais governantes terem comportamentos adequados, como o do Político da história? Será que existe possibilidade dos Diretores, Professores, Alunos, Funcionários Públicos e de Organizações que citamos terem comportamentos adequados ou isso tudo não passa de utopia, ou talvez poderá acontecer?
Então agora, você que está lendo, se imagine entrando em ação, fazendo bem feito e com alegria o que é preciso fazer, fazendo o bem sem interessar a quem. Agora responda somente para você: Imagine só o ESPIRITO DE GRATIDÃO que você pode criar? Agora, diga-me: isso tudo é utopia ou pode ser tornar fato?
Quando um ser humano consegue executar o que está escrito acima ele passa a viver os melhores estágios da sua vida, pois já está incorporado, faz parte da sua natureza ter comportamentos adequados. Neste estágio da vida não se fala em posses da pessoa, se fala na essência da pessoa que é ter um bom caráter. Neste estágio da vida da pessoa ela não precisa tentar ser uma boa pessoa. A pessoa é por natureza um Líder Verdadeiro.
E você está fazendo a sua parte na sua casa, com sua família, na sua escola, na sua igreja, na sua organização, enfim com todas as pessoas do seu relacionamento?
Este é o nosso desafio: fazer a diferença. Lembre-se de que é difícil reconstruir um planeta, é difícil limpar toda a rua. Mas é possível varrer a nossa calçada, é possível dar um vestido novo. Saber que existem problemas e não entrar em ação para tentar resolvê-los é fazer da vida um passatempo. Saber que os problemas existem e entrar em ação para tentar resolvê-los, isto é o que pode mudar o mundo à sua volta e fazer você conquistar diariamente através da poderosa força transformadora um mundo melhor para se viver.
Faça a sua parte e ajude melhorar a sua VIDA e o mundo a sua volta. Pense nisso com muita ATENÇÃO.
Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal.