As habilidades técnicas, conhecimento do mercado e de sua empresa, visão estratégica do negócio são componentes obrigatórios de qualquer perfil profissional superior. Líderes vencedores – na sua carreira, na admiração de seus superiores e subordinados, nos resultados que conquistam –potencializam estas competências pela sua Inteligência Emocional.
Autoconsciência. Líderes são autoconfiantes e realistas, têm senso de humor a seu respeito e de suas deficiências. São os primeiros a rir das piadas que contam a seu respeito e não se intimidam quando devem confessar que precisam conhecer melhor um assunto. Sabem identificar corretamente suas emoções, forças, fraquezas, habilidades. Podem batalhar por uma promoção ou buscar ajuda se ainda não se sentirem preparados para uma oferta desafiadora.
Autodisciplina. Na empresa, é natural que existam problemas, inclusive de relacionamento e conflitos pessoais. Se tudo corresse como o planejado não haveria necessidade de chefes para fazer as coisas acontecerem.
Compreender estes conflitos e agir com integridade frente a impulsos e comportamentos desordenados de seus superiores, colegas e subordinados exige autodisciplina. Lidar com contrariedades, ceder às vezes, compreender os limites para superá-las são formas de controlar as emoções.
Um líder jamais será visto gritando pelos corredores, mas traduzirá suas emoções em respostas firmes, ponderadas sobre qual é a melhor decisão. Sabe segurar o leme com firmeza, mantendo o rumo da nave e contornando as intempéries.
Persistência. Nada dá certo na empresa da primeira vez, não existe um projeto que não precise ser alterado na metade do caminho, a alta administração sempre dará uma ordem que muda o rumo de tudo o que já estava encaminhado, os gerentes do outro departamento sempre irão reclamar de que as decisões do nosso comprometem os resultados deles.
Assim são as empresas. Os líderes sabem enfrentar esta realidade porque estão comprometidos com suas metas e as perseguem com sua equipe irradiando otimismo e são persistentes na conquista das emoções de seus colaboradores dando significado maior ao trabalho a ser feito. Daí decorre a motivação, muito além das recompensas financeiras. Otimismo e compromisso organizacional são fundamentais para que metas audaciosas sejam estabelecidas, haja criatividade e inovação nas estratégias e as dificuldades sejam transformadas em oportunidades.
Empatia. Líderes tomam decisões que afetam as emoções das pessoas. Muitas vezes devem contrariar interesses, outras vezes julgar conflitos interpessoais ou mudar comportamentos em busca da excelência dos resultados. Terão êxito se souberem se colocar no lugar dos outros afetados pela decisão. Empatia é compreender as emoções relacionadas às diferentes culturas, modos de ser, formação profissional, talentos e motivações que serão reforçadas ou confirmadas. Os líderes sabem identificar os componentes emocionais presentes, não se submetem a eles, mas os consideram como base de propostas de desenvolvimento de atitudes e habilidades de sua equipe.
Habilidade social. Uma empresa é como uma rede de interesses, motivações, jogos de poder; esta rede cobre o meio ambiente e seus nós unem clientes, fornecedores, governo, concorrentes e outros relacionados ao seu negócio. Os líderes sabem que seu sucesso depende de, a partir do seu nó, manter íntegras todas as malhas em um complexo jogo de equilíbrio de interesses. As dimensões internas de sua Inteligência Emocional – autoconhecimento, autodisciplina, persistência - informam seus pontos fortes para situar-se nesta rede. A empatia, lhes aponta as melhores estratégias para manter e desenvolver esta rede desenvolvendo relacionamentos, negociando interesses, incentivando contatos.
É mais provável que seja encontrado um líder visitando clientes, resolvendo pessoalmente um problema com outras chefias, fazendo palestras em congressos do que preso no computador construindo uma planilha.
Nestes contatos, busca encontrar pontos de convergência entre os interesses coletivos, construir consensos e – claro ! – bons negócios para sua empresa.
Por Mario Donadio: sociólogo e Assistente Social; pós-graduado em Administração. Consultor, escritor, coacher e professor. Diretor da UniConsultores - União de Consultores Empresariais; Coordenador Técnico e professor do curso de Formação de Consultores Organizacionais da PUC - SP; Professor da Fundação Dom Cabral e do Instituto Pieron. Diretor da SLADE-Sociedade Latinoamericana de Estrategia. Credenciado do IMDE - InsSyst Master Data Establishment (Suíça) e Insights Discovery (Escócia). Autor do livro T&D Total - Ensinando as Empresas a Aprender (Qualitymark); co-autor dos livros Reengenharia, passando a limpo (Atlas), No Limite, lições corporativas (Qualitymark) e das produções técnicas em DVD: A Arte de Gerenciar Pessoas e Os Caça Fantasmas do Desperdício (Commit). Palestras e trabalhos de consultoria em universidades, associações profissionais e empresas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela.
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1 – Conhecer as próprias emoções
2 – Controlar as emoções
3 – Motivar-se a si mesmo
4 – Reconhecer as emoções de outras pessoas
5 – Gerenciar produtivamente as relações
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