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   Inteligência Emocional na Empresa - Parte 3



Um gerente buscando ferramentas de liderança está, de fato, querendo descobrir maneiras de conseguir que suas ordens sejam cumpridas. Não confessa que ser obedecido é sua grande preocupação para que as metas, pelas quais é obsessivamente cobrado, sejam alcançadas. Não está totalmente errado, pois na avaliação de desempenho e para os bônus do final do ano lhe pedirão resultados. Um chefe usa o poder para conseguir obediência, mas somente será um líder quando desenvolver seguidores que vejam significado no trabalho que executam e nos objetivos que devem alcançar.

Líderes obtêm resultados – caso contrário não teriam o cargo de chefes – dando significado à tarefa das pessoas e criando um clima favorável ao compromisso e motivação de sua equipe. Chefes produzem resultados dentro do previsto, líderes chegam à excelência superando metas excepcionais, pois mobilizam a força a sinergia das emoções de todos os os seus colaboradores.

Não existe receita infalível de como liderar, tampouco o melhor estilo de liderança. Diante de diferentes situações, o líder identifica a melhor maneira de se relacionar com as pessoas. Pesquisas demonstram que alguns têm a competência de considerar as emoções próprias e dos liderados e utilizá-las para guiar o pensamento e as ações. Estas características emocionais impregnam a equipe e, segundo estatísticas, produzem ganhos anuais de suas empresas superiores a 20% daqueles das concorrentes.

As habilidades técnicas, conhecimento do mercado e de sua empresa, visão estratégica do negócio são componentes obrigatórios de qualquer perfil profissional superior. Líderes vencedores – na sua carreira, na admiração de seus superiores e subordinados, nos resultados que conquistam –potencializam estas competências pela sua Inteligência Emocional.


Obs: Veja mais sobre esse tema na próxima segunda-feira (03/09)



 
Por Mario Donadio: sociólogo e Assistente Social; pós-graduado em Administração. Consultor, escritor, coacher e professor. Diretor da UniConsultores - União de Consultores Empresariais; Coordenador Técnico e professor do curso de Formação de Consultores Organizacionais da PUC - SP; Professor da Fundação Dom Cabral e do Instituto Pieron. Diretor da SLADE-Sociedade Latinoamericana de Estrategia. Credenciado do IMDE - InsSyst Master Data Establishment (Suíça) e Insights Discovery (Escócia). Autor do livro T&D Total - Ensinando as Empresas a Aprender (Qualitymark); co-autor dos livros Reengenharia, passando a limpo (Atlas), No Limite, lições corporativas (Qualitymark) e das produções técnicas em DVD: A Arte de Gerenciar Pessoas e Os Caça Fantasmas do Desperdício (Commit). Palestras e trabalhos de consultoria em universidades, associações profissionais e empresas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela.


Fonte: Mário Donadio-donadio@uniconsultores.net


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