Reconhecer as emoções alheias Observe os sinais emitidos por um cachorro: o ritmo do balançar da cauda; se está encolhida, entre as pernas ou empinada como um ponto de interrogação. Associe ao olhar, posição das orelhas e se ele está arreganhando os dentes ou não. Você consegue interpretar qual o comportamento dele será provável esperar e saberá se é melhor ficar distante ou fazer um afago. Não é tão óbvio assim com pessoas, mas será possível, usando plenamente sua inteligência, reconhecer quais as emoções que estão mobilizando os demais quando interagimos com eles. Basta ficar atento aos sinais que nós todos permanentemente emitimos. Se quiser que suas ordens, orientações ou conselhos sejam atendidos, você tem que se conectar com as emoções das pessoas, não com seu racional. Os argumentos e explicações podem ser lógicos, entretanto a mudança é semeada nos sentimentos.
O segredo de pessoas bem sucedidas é sua capacidade de fazer amigos, influenciar decisões, serem queridas e irradiar felicidade. Conquistam isso tendo a habilidade de compreender as necessidades dos colegas, amigos e parentes e conseguir harmonizar estes interesses - muitas vezes conflitantes - aos seus próprios, em um jogo onde todos se sentem vencedores.
Esta habilidade de relacionamento interpessoal é a síntese de todas as anteriores da Inteligência Emocional. Começa com a capacidade de empatia, ou de saber se colocar no lugar do outro. Compreender por que um tênis novo é importante para seu filho, ou por que seu subordinado não consegue se dar bem com o gerente de outra área. Não significa que você vai sempre ceder, mas sim que irá considerar as emoções que estão presentes - em você e no outro -, quais os projetos de vida e sonhos que estão sendo confirmados ou negados. Desta forma, você tomará a decisão correta e, se tiver que contrariar alguém, estará preparado para controlar as emoções, suas e deles, que certamente virão à tona através de diferentes comportamentos.
Por onde começar a ser emocionalmente inteligenteLembra quando você aprendeu a dirigir? Tantas alavancas, tantos pedais, tantas luzes piscando, as regras de trânsito, medo de ser reprovado no teste, a impaciência do instrutor... tudo isso obrigava você a manter-se permanentemente alerta a cada detalhe. Hoje, você faz tudo isso contemplando a paisagem, ouvindo sua música predileta ou conversando com seu carona. Entretanto, um pedestre distraído atravessando a rua, ou um caminhão fazendo uma ultrapassagem proibida, trazem você imediatamente do automatismo para um estado de alerta.
Comece prestando atenção em si mesmo, de como seus comportamentos afetam os outros. Por que você se irritou com seu aluno que mandou um bilhete para a namorada durante a aula? Como você reagiu - qual emoção que estava subjacente à sua reação - e qual a conseqüência desta reação? Era o que você queria, corresponde ao seu sonho e valores de educador ?
Não tenha medo de expor suas emoções, mas faça de um modo construtivo. Regrinhas de boa educação que nossa mãe ensinava - contar até dez... - são muito úteis. Mas lembre: não reprima, controle...
Seja otimista, mesmo diante da maior adversidade. Acredite que sempre haverá uma saída, desde que você seja perseverante. Pessimistas se acham culpados, otimistas encontram o que aprender diante de algo que deu errado.
Dê uma perspectiva de grandeza à sua vida: crescer profissionalmente, aprender um novo idioma, educar seu filho, ajudar sua comunidade, fazer uma viagem maravilhosa, viver um grande amor. Você verá que os pequenos problemas do dia-a-dia pouco significam frente a este sonho. Transformará você no arco e na flecha de seu destino.
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1 - Conhecer as próprias emoções
2 - Controlar as emoções
3 - Motivar-se a si mesmo
4 - Reconhecer as emoções de outras pessoas
5 - Gerenciar produtivamente as relações
6 - Liderar e desenvolver equipes Dirigido a gerentes, supervisores, líderes de equipe e consultores internos.
Traz inventários para o autoconhecimento e exercita técnicas e habilidades para gestão de equipes e organizações mais inteligentes, com pessoas mais criativas, motivadas e felizes.
Obs: Veja mais sobre esse tema na próxima segunda-feira (27/08)Por Mario Donadio: sociólogo e Assistente Social; pós-graduado em Administração. Consultor, escritor, coacher e professor. Diretor da UniConsultores - União de Consultores Empresariais; Coordenador Técnico e professor do curso de Formação de Consultores Organizacionais da PUC - SP; Professor da Fundação Dom Cabral e do Instituto Pieron. Diretor da SLADE-Sociedade Latinoamericana de Estrategia. Credenciado do IMDE - InsSyst Master Data Establishment (Suíça) e Insights Discovery (Escócia). Autor do livro T&D Total - Ensinando as Empresas a Aprender (Qualitymark); co-autor dos livros Reengenharia, passando a limpo (Atlas), No Limite, lições corporativas (Qualitymark) e das produções técnicas em DVD: A Arte de Gerenciar Pessoas e Os Caça Fantasmas do Desperdício (Commit). Palestras e trabalhos de consultoria em universidades, associações profissionais e empresas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela.