Juan Mann viu seu mundo virar de cabeça para baixo. Vivia em um mar de problemas. Não tinha ninguém por ele, mas lembra-se de que um dia uma pessoa desconhecida o abraçou. Ele sentiu tanta alegria de viver, de estar ali, que nunca mais se esqueceu daquele dia.
Ao chegar em Sidney, em busca de alegria, gostaria que alguém fosse recebê-lo sorrindo e com os braços abertos para dar-lhe as boas-vindas, porém isso não aconteceu. No aeroporto ele ficou prestando atenção nos outros passageiros que se encontravam com seus familiares e amigos e estes eram recebidos com braços abertos e belos sorrisos nos rostos. Todos se abraçavam, sorriam e juntos partiam.
Ele tinha poucas chances de encontrar alegria. Assim, resolveu criar a sua própria alegria. Começou a levar alegria para os outros. Lembrou-se do dia que foi abraçado por uma pessoa desconhecida, então escreveu em ambos os lados de um cartaz as seguintes palavras "Free Hugs" (Abraços Livres) e naquele dia, por horas, todas as pessoas desconhecidas que passavam no Pitt Street Mall olhavam surpresas para ele.
A primeira pessoa que parou, chorando, bateu em seu ombro e disse-lhe: "hoje faz um ano que minha única filha morreu em um acidente automobilístico. Tenho me sentido a pessoa mais solitária do mundo e o de que necessito agora é apenas um abraço". Quando ele terminou de abraçá-la, ela já estava sorrindo, e assim partiu com um brilho nos olhos. Certamente, aquele dia que até então estava triste se tornou alegre depois que ela deixou a sua companhia.
À medida em que o "Free Hugs" atingia proporções maiores, o conselho da cidade tentou banir a campanha, mas como excelente LÍDER, Juan Mann e seus amigos mobilizaram mais de 10.000 pessoas que apoiaram os Abraços Livres.
Um dia ele ofereceu o seu abraço a um homem desconhecido, e este aceitou, e se tornaram grandes amigos. O desconhecido era Shimon Moore, líder da banda Sick Puppies, que decidiu gravar um vídeo de Juan Mann fazendo sua campanha por "Free Hugs". Depois mixou este vídeo com a música All The Same que havia gravado com a sua banda.
Podemos perceber que as mensagens que ele envia com sua atitude de abraçar livremente as pessoas desconhecidas, é de que vale a pena ter esperança neste mundo mesmo que estejamos vivendo em uma época de pouco contato humano, e que podemos encontrar a nossa alegria quando levarmos alegria para transformar os dias e a vida das pessoas e isso pode ser através de um simples abraço.
Jack Welch foi Líder Verdadeiro da GE por quase 20 anos, e a sua função era subdividida em 75% de relacionamento pessoal e 25% do resto. Ele conta na sua autobiografia, que em dezembro de 1980, Reg Jones, seu antecessor, entrou sorrindo em sua sala e o ABRAÇOU com efusão, antes de lhe dizer qualquer coisa, pois o sorriso no rosto e o ABRAÇO já revelavam que seria ele o novo líder da GE. Então, Reg Jones disse-lhe: "Parabéns, senhor presidente!".
Ele diz: "Aquele ABRAÇO de urso, ou qualquer outro tipo de ABRAÇO, não era um gesto natural em se tratando de Reg. Contudo, lá estava ele com um sorriso no rosto, e com os braços ao redor do meu corpo. Naquele dia, senti-me o homem mais feliz da América e, decerto, o mais afortunado... Este ABRAÇO me marcou tanto que fiz o mesmo para Jeff Immelt, o meu substituto. Esperei por ele no jardim da minha casa... quando ele chegou, já estampava um belo sorriso, e mal ele saíra do carro, eu repeti o gesto e a palavras que Reg Jones me dissera há 20 anos. O ABRACEI com a mesma efusão, dizendo: "Parabéns, senhor presidente!".
Comentários:
O ABRAÇO é muitas vezes tudo o que precisamos, pois todos nós temos desafios pessoais e profissionais, e acredito verdadeiramente que podemos transformar o dia e a vida de uma pessoa, e aqui conseguimos ver claramente a LIDERANÇA VERDADEIRA pelo exemplo.
Será que não vale a pena ver um ser humano alegre e sorridente pelo menos uma vez e mesmo que seja somente por um instante?
Será que agora não haveria alguém necessitando do seu ABRAÇO?
Eu não estou falando que é para você ir abraçar aquela pessoa que fez algo de errado para você, e nem para você ir abraçar alguém para quem você possa ter cometido algum erro. Eu estou dizendo que na sua organização, na sua casa ou no lugar que você estiver, pode ter uma pessoa conhecida, sentada ao seu lado ou na sua frente, necessitando do seu ABRAÇO.
Agora, vale a pena conferir o vídeo. Ligue o som, pois a música também é linda. Note que o vídeo é em preto e branco e só ganha cores após Juan Mann receber o seu primeiro ABRAÇO. Faça o download desse vídeo e use-o na abertura ou no encerramento das suas reuniões, pois é a uma mensagem poderosa que nos mostra verdadeiramente que um ABRAÇO pode ser usado como um símbolo da esperança humana.
Um grande ABRAÇO para você.