Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   O Poder das Palavras

Num quarto de hospital, estavam dois homens. Um deles podia se sentar à beira da janela, durante uma hora por dia, para arejar. Já o outro homem não podia nem sentar, ficava deitado o tempo todo. Eles conversavam horas e horas, falavam das famílias, das suas casas, das férias, das suas empresas, dos seus funcionários.

Todas as tardes, o homem que podia se sentar descrevia para seu companheiro as coisas belas que via do lado de fora. O homem que não podia levantar-se desenvolveu uma esperança diária, todos os dias ele ficava à espera deste momento em que seu mundo era animado por toda a atividade e cor do mundo do outro lado da janela. Enquanto um se sentava para arejar, o outro se abastecia de esperança para um dia melhorar e também poder olhar para o lado de fora da janela.

O homem que sentava à beira da janela dizia que do lado de fora tinha um belo parque com um lindo lago, falava dos cisnes que nadavam com os seus filhotes, dizia que as crianças brincavam com os seus barquinhos, casais de namorados e famílias caminhavam de mãos dadas por entre as árvores.

Enquanto o homem sentado à beira da janela descrevia a beleza da paisagem do lado de fora com os mínimos detalhes, seu amigo apenas fechava os olhos e imaginava a beleza da cena que era descrita por seu companheiro. Um dia, o que estava sentado à beira da janela descreveu um desfile que estava passando, embora o seu amigo não conseguisse ver e nem ouvir a banda passar, conseguia ver e ouvir na sua mente, enquanto o amigo entusiasticamente contava os detalhes da beleza da banda passando.

Numa manhã, a enfermeira que chegou ao quarto trazendo água para dar banho nos pacientes ficou triste, pois encontrou o homem que podia sentar morto. Tinha falecido enquanto dormia. O homem que não podia se levantar ficou muito triste, pois já vinha apresentando sinais de melhoras, já podendo e querendo olhar a beleza do outro lado da janela junto com o amigo.

Ele solicitou à enfermeira para sentar-se a beira da janela. Ela consentiu, mas que ele deveria tentar fazer isso sozinho. Antes de deixar o quarto ela o ficou observando. Mesmo apresentando muitas de dores ele se movia lentamente com muito esforço, mas cheio de Coragem e Determinação, alimentado pela esperança de ver a beleza do mundo do outro lado da janela. Ele caminhou até a beira da janela, sentou-se, para contemplar o mundo lá fora.

Quando olhou pela janela percebeu que do lado de fora tinha apenas uma parede de tijolos. Então ele perguntou para a enfermeira o que teria feito com que o seu amigo tivesse descrito coisas tão maravilhosas, olhando para uma parede de tijolos?

A enfermeira respondeu: "Aquele senhor era um Líder que conhecia o Poder das Palavras. Sabia que as suas chances de recuperação eram melhores que a dele, pois ele já estava cego há um muito tempo. Eu acredito que ele estava lhe alimentando com Esperança, Coragem e Determinação."

Nossos Comentários:

Vamos aprender com este homem que mesmo doente, à beira da morte, continuou sendo o melhor dos seres humanos, um Líder, pois entre as milhares de coisas maravilhosas que vivo, ainda não encontrei nada melhor do que o prazer de inspirar as pessoas a terem esperança para viverem alegres.

A dor quando compartilhada é a metade da tristeza.
A Alegria, quando compartilhada, é mais que o dobro, é sinergia, é quando entendemos que a soma de 1 + 1 é mais que 2.

A verdade é que o homem que não podia levantar, foi melhorando gradativamente, porque um Líder, com um comportamento exemplar, com princípios e valores que eu costumo chamar de amor, enraizados no mais profundo da sua alma, usava todos os dias o poder das palavras para gerar coragem e determinação e reacender a chama da esperança do seu amigo.

O líder pode transformar a vida das pessoas e de uma equipe, com o poder das palavras. O líder influencia as pessoas de seu relacionamento a viverem uma vida melhor. todas as pessoas, com raras exceções, que se relacionam com líderes verdadeiros sempre acreditam em soluções, acreditam no contato, na voz, no olhar, no sorriso, na mente do seu líder.

E você, Diretor, Dono, Líder, Chefe, Professor, Profissional ou Colaborador, enfim você Ser Humano, quais são as palavras que você tem transmitido para as pessoas do seu relacionamento?

São palavras que geram coragem, determinação, transmitem esperança de uma vida pessoal e profissional melhor ou são apenas palavras que não trazem energia alguma? É importante você lembrar de que em todos os momentos, tanto os de alegria ou de dor intensa, o poder das palavras tem a força para transformar.

O Líder mesmo sem ver absolutamente nada, descrevia com o poder das palavras, o que podemos chamar de esperança. O que você acha de fazer o mesmo? O que você acha de usar o poder das palavras com todas as pessoas do seu relacionamento?

Henry Ford falou: "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam". Eu entendo esta colocação da seguinte forma: Há muito mais pessoas que não tem esperança A, nem coragem e determinação do que pessoas que entendem o poder das palavras.

O que eu lhe peço de todo coração é que mantenha viva a sua esperança, porque se não der certo no primeiro momento... Você saberá como fazer para acertar na próxima vez. Pelo menos tente inspirar as pessoas a terem esperança para viverem alegres. Lhe garanto que o prazer que você vai sentir é sensacional.



Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal. Reescreveu esta mensagem, que é baseada em história de James Bender do livro "How to Talk Well". As imagens foram extraídas em sites de busca na internet.


Fonte: www.cwp10.com.br


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior