O pai, sempre quando tinha oportunidade, levava seu filho para pescar num lago próximo ao chalé da família. Em um dia saíram para pescar apenas aqueles peixes cuja captura estava liberada, pois a temporada de pesca só começaria no dia seguinte. O menino colocou a isca e arremessou o anzol na água, provocando as ondulações coloridas e prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago.
O pai olhava com admiração, pois em seguida o caniço do menino vergou. O menino tinha certeza de que havia fisgado algo grande! Enquanto o garoto habilmente e com cuidado puxava a linha, surgia pendurado no anzol um lindo e enorme peixe.
O pai, um líder verdadeiro, ao olhar para o peixe identificou que a pesca desta espécie só era permitida durante a temporada.
Ele acendeu um palito de fósforo e olhou o relógio. Era pouco mais de dez horas da noite. Faltavam quase duas horas para a abertura da temporada! Olhando convicto e com a voz firme disse para o menino: “Filho, é importante que você devolva este peixe ao lago!”
- Mas, pai... – reclamou o menino.
- Então o pai esclareceu: "MEU FILHO, VAI APARECER OUTRO...".
O garoto ficou descontente e olhou à volta do lago. Como não haviam outros pescadores ou embarcações à vista, insistiu, dizendo: “Pai, eu sei que vai aparecer outro, mas não tão bonito e tão grande quanto este. Pai não tem ninguém aqui por perto, ninguém vai ver”.
O líder verdadeiro, mais uma vez com olhar convicto e voz firme disse: "MEU FILHO, VAI APARECER OUTRO..."
O menino conhecia o olhar e a firmeza da voz do seu líder verdadeiro, tinha certeza de que a não haveria negociação e, mesmo contrariado, mas com muito cuidado, tirou o anzol da boca do lindo e enorme peixe devolvendo-o ao lago. O peixe se movimentou rapidamente e desapareceu. Naquele momento o menino teve a certeza de que jamais pegaria um peixe tão especial quanto aquele.
Nossos Comentários:
Isso ocorreu há quase quarenta anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé e o lago continuam lá, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo lugar. Sua intuição estava correta: nunca mais conseguiu pescar um peixe tão especial como o daquela noite, mas sempre vê o mesmo peixe todas as vezes que se depara com uma situação que envolva a ética e que a questão em pauta exija ter bom caráter.
No nosso dia-a-dia, tanto na vida pessoal como na profissional, podemos escolher como vamos nos comportar diante destas situações, pois há uma lacuna com um mundo de opções entre o estímulo que nos atinge e a reação que escolhemos ter, e esta lacuna chama-se BOM CARÁTER e ÉTICA.
O líder verdadeiro ensinou a seu filho que o bom caráter e a ética é simplesmente uma questão de escolha entre o CERTO e ERRADO. Agir corretamente, quando estamos sendo observados, é uma coisa. Mas agir corretamente quando ninguém está nos observando, é ser de bom caráter e ético.
O BOM CARÁTER e a ÉTICA são a soma total dos nossos bons hábitos, que se formam pelo que repetidamente de bom fazemos. São o conhecimento do Bem e fazer o Bem, e essa conduta reta só é possível quando, desde criança, se aprende com LÍDERES VERDADEIROS a devolver o PEIXE AO LAGO.
O BOM CARÁTER e a ÉTICA são como moedas de ouro: TEM O MESMO VALOR EM TODA PARTE DO PLANETA.
Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal. Reescreveu esta mensagem, que é baseada em história de James Bender do livro "How to Talk Well". As imagens foram extraídas em sites de busca na internet.