Um empresário-agricultor, com pouco estudo, participava todos os anos da principal feira de agricultura da sua cidade, a "Feira do milho". Ano após ano seu milho era cada vez melhor. Entrava com seu milho na feira e saía com a faixa de campeão cobrindo seu peito. Isso, naturalmente, começou a chamar a atenção dos meios de comunicação. Por que será que esse agricultor sempre é o ganhador do troféu Milho do ano?
Em uma dessas ocasiões, após a tradicional colocação da faixa de campeão, um dos repórteres presentes perguntou ao agricultor: "Como o senhor consegue cultivar por anos e anos seu qualificado e valioso produto, se o senhor está numa área que não é das melhores e seus vizinhos estão situados geograficamente em uma posição muito melhor que a sua?".
O agricultor respondeu com muita humildade: "É somente uma questão de escolha. Eu não posso modificar ou trocar a área onde estou situado, mas posso mudar outros fatores, e faço isso. Eu compro, seleciono e depois escolho as melhores sementes. Então, quando estou certo de que estou com as melhores sementes, compartilho-as com os meus vizinhos, e aí parto para a plantação do meu milho".
O repórter, surpreso com a revelação do agricultor, mais uma vez pergunta: "Mas como pode o senhor escolher as melhores sementes para compartilhar com seus vizinhos, quando eles estão competindo diretamente com o senhor?"
O Agricultor com pouco estudo, mas com uma extraordinária sabedoria, responde: "É simples: o vento apanha o pólen do milho maduro e o leva de um campo a outro. Se os meus vizinhos cultivarem milho inferior ao meu, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar um excelente milho, tenho que ajudá-los a cultivar o melhor milho, cedendo-lhes as melhores sementes".
E o agricultor prossegue falando ao repórter: "Você é quem está dizendo que eles estão competindo comigo, eu não sabia disso. O certo é que eu não estou competindo com eles. Eu quero o melhor para eles, foi isso que eu aprendi com o Dr. Victor Frankl quando ele disse: "Uma coisa que aprendi na dureza da vida é que você n inventa a sua missão, você a detecta, você a descobre". Eu descobri que a minha missão é compartilhar".
Meus Comentários:
Todos nós podemos aprender com a lição desse sábio agricultor, com pouco estudo. Ele é um exemplo de LÍDER VERDADEIRO. Você percebeu que o comportamento dele é o mesmo do qual tenho falado nas minhas palestras: a lei da semeadura, a humildade, a abnegação, o comprometimento, o respeito, a sabedoria em cultivar ambientes e relacionamentos saudáveis, para então, colher, excelentes resultados. No caso dele, colher um excelente milho.
O comportamento desse agricultor pode ser colocado em prática em todas as dimensões da nossa vida. O milho dele não poderia melhorar se o milho dos vizinhos também não tivesse a qualidade melhorada. Essas são as lições que fazem boas organizações se tornarem excelentes organizações, famílias criarem ambientes saudáveis para que os melhores relacionamentos ali aconteçam. São lições como essa que tornam um time campeão.
Atualmente estamos vivendo num mundo altamente competitivo, mas eu descobri que quando entramos em contato com algo maior do que nós mesmos, quando podemos usar todos os nossos recursos mentais, físicos e espirituais, ocorre a grande alquimia da mudança. É o que eu tenho chamado de foco concentrado, simplesmente prestar a atenção no que realmente está acontecendo. Dessa forma, não apenas vamos viver melhor, mas vamos vencer muito mais neste mundo tão competitivo.
Esta é a alegria de trabalhar em harmonia, em sintonia, isto é, ter sinergia e um comportamento adequado. É desta forma que entra em ação a poderosa força motivadora que vem de dentro do mais profundo da alma do ser humano, aquela força que nos mostra que nós todos somos importantes uns para os outros, e que para vencermos na vida, nós precisamos uns dos outros, ou seja, para que ocorra qualquer vitória é necessário ser humilde, abnegado, comprometido, respeitoso, saber trabalhar em equipe, abrindo mão de algo pequeno para si em prol da vitória de todos.
Se você deseja viver bem e ter alegria, é importante que ajude os outros a viverem bem e encontrarem alegria na simplicidade do viver, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos. Nesses últimos tempos, como você está vivendo? Ajudando e compartilhando com os outros ou não?
Se você parar agora e pensar que o seu comportamento, as suas ações podem influenciar muito nos resultados da sua organização, da sua família ou de seu time, tenho certeza absoluta que você iria compartilhar com todos as suas melhores sementes.
Que você consiga ajudar todas as pessoas do seu relacionamento cultivarem cada vez mais as melhores sementes.
Um imenso abraço de alguém que torce muito para que você semeie as melhores sementes para então colher conquistas e vitórias diariamente.
Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal. Reescreveu esta mensagem, que é baseada em história de James Bender do livro "How to Talk Well". As imagens foram extraídas em sites de busca na internet.