Um dia, o cavalo de um homem caiu num buraco. O homem examinou e viu que o cavalo não chegou a se ferir, mas o cavalo chorou durante horas, porque não podia sair dali por conta própria e durante todo o tempo em que o cavalo chorava, o homem pensava no que fazer, sem encontrar uma solução viável!
Então, o homem tomou a cruel decisão de enterrar vivo o cavalo. Disse para as pessoas que estavam ali: “Este cavalo já está muito velho e não serve mais para nada, não vale a pena fazermos todo o esforço para tirar este cavalo velho daí, e há bastante tempo temos este buraco nos incomodando. Está na hora de tapá-lo. Ajudem-me a tapar o buraco e enterrar este cavalo velho”.
Cada um pegou uma pá e começaram a jogar terra no buraco, e o cavalo novamente começou a chorar desesperadamente. Incrível a reação do cavalo. Parecia que sabia o que estavam fazendo com ele. Mas para surpresa de todos, depois de várias pás de terra que levou nas costa, aquietou-se.
E quando não escutaram mais os gritos do cavalo, olharam para o fundo do buraco e se surpreenderam com o que estavam vendo, pois a cada pá de terra que caía sobre suas costas, ele se sacudia e a terra caía. Então ele dava um passo e pisava sobre a terra que caíra no chão e, assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a borda do buraco, passar por cima e sair dali troteando.
Meus comentários:
Quando eu digo "jogaram terra nas suas costas" estou falando de "mau comportamento", "palavras que foram ditas de forma errada", "atitudes de arrogância", "de prepotência", "de vaidade", "falta de humildade" e assim por diante, e pode ter acontecido tanto na sua casa, na sua organização ou em qualquer lugar, pois histórias como esta ocorrem diariamente.
Talvez ontem ou hoje alguém possa ter "jogado terra na suas costas" ou você ter jogado terra nas costas de alguém. Talvez ontem ou hoje na sua organização alguém possa ter jogado terra nas suas costas ou o contrário também pode ter ocorrido. Talvez ontem ou hoje dentro da sua casa, sem se dar conta, você possa ter jogado terra nas costas de um familiar ou alguém da sua família ter jogado terra nas suas costas.
Jogaram muita terra nas costas do Dr. Viktor Frankl. Ele foi preso e levado para os campos de concentração de Auschwitz, e no seu livro Em Busca do Sentido, ele escreveu: "Quando não pudermos mudar nossa situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos".
Muitas vezes podemos estar no lugar de quem joga a terra nas costas dos outros ou talvez em uma situação pior, podemos estar recendo a terra nas costas e não vamos conseguir mudar a situação. Talvez podemos estar nos mais profundos buracos ou ao invés disso, sem perceber estar empurrando alguém para o buraco. É importante percebermos em que posição nos encontramos, porque o que verdadeiramente importa é que podemos sair dos buracos e também tirar os outros do buraco e, mais ainda, podemos aprender e nos fortalecermos com os acontecimentos.
E não perca mais tempo na sua vida, evitando viver as mais intensas alegrias para alimentar as angustias. Pois, ter problemas na vida é inevitável. Porém, ser derrotado por eles é uma questão de escolha.
Se você der conta que inconscientemente está jogando ou jogou terra nas costas de alguém, apenas mude a estratégia. Esta mais cedo ou mais tarde vai falhar. Porém se você sentir algo estranho, do tipo de terra batendo nas suas costas, apenas balance o corpo e, por favor, nunca, nunca, mas nunca mesmo, desista, porque você vai sair do poço, e quando sair, esta conquista será triunfal e terá um extraordinário e especial sabor.
Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal.