Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   As Duas Forcas Ocultas do Lider Verdadeiro

Um homem, conversando com seu filho, disse-lhe: "filho, há muito tempo sinto que dentro de mim existem duas forças ocultas: a primeira é baseada em emoções e sentimentos e a segunda é fundamentada em amor, em comportamentos e em escolhas".

"A primeira força vem com fortes emoções de raiva, dor, revolta, indignação e muitas vezes com sentimentos de ingratidão. É uma força cruel e que muito atrapalha a minha jornada. O estranho é que eu percebo que esta força se manifesta em qualquer ocasião de adversidade ou em momentos em que as coisas não aconteceram como eu gostaria que tivessem acontecido".

"Porém, filho, percebo que a segunda força que habita dentro de mim é muito mais poderosa que a primeira, porque esta se manifesta a todo instante, tanto nos momentos de tranqüilidade como nos de adversidade. Esta é a força do amor, do comportamento e da escolha, pois ela me permite escolher como comportar-me adequadamente perante cada situação que se apresenta na minha jornada".

"Esta força é a que me permite escolher se vou amar ou odiar, se vou me comportar honestamente ou desonestamente, com humildade ou com arrogância, com paciência ou sem paciência, com bondade ou com prepotência, se vou ser comprometido ou descomprometido, respeitoso ou sem respeito. Esta força, filho, me transforma em uma pessoa mais leve, porque me permite não guardar ressentimentos. Filho, é incrível! Estas duas forças ocultas estão sempre me desafiando".

O filho, já ansioso, interrompeu o pai e lhe perguntou: "pai, nesse desafio interno das duas forças ocultas, qual delas vence e com qual delas o senhor convive melhor?"

O homem com toda sabedoria de um Líder Verdadeiro, calmamente respondeu ao filho: "a força que vence é aquela que eu alimentar, e mesmo sendo desafiado a todo instante por estas duas forças ocultas, eu convivo muito melhor com a segunda, pois com ela eu consigo escolher; ela me permite ser justo e ser um Líder Verdadeiro. É esta força que me ajuda a ter equilíbrio para seguir minha jornada neste mundo tão competitivo em que estamos vivendo atualmente".

Meus comentários:

É importante que o Líder Verdadeiro desenvolva a capacidade de escolher como se comportar perante as situações que se apresentam e também escolher como se comportar com as pessoas que são do seu relacionamento, pois se ainda não passou por situações de adversidades ou se ainda não se relacionou com pessoas desagradáveis, inevitavelmente algum dia isso vai ocorrer.

E veja bem, não estou querendo dizer com isto que não devemos reagir perante situações de adversidades e nem estou querendo dizer que as pessoas desagradáveis não são desagradáveis, e que elas não nos incomodam.

O que estou afirmando é que você sendo um Líder Verdadeiro, pode escolher como se comportar diante de cada situação de adversidade ou diante das pessoas desagradáveis, sejam elas funcionários ou chefes, enfim, podem ser qualquer pessoa com as quais você se relaciona, porque liderança não é cargo e nem função; liderança é comportamento, é ter caráter, é conhecer o bem e fazer o bem; é conhecer o certo e fazer o que é certo.

E você, como tem se comportado perante as situações de adversidade que enfrenta na sua vida pessoal e na sua organização?

Qual das forças você tem alimentado para tratar com pessoas com que se relaciona tanto na sua vida pessoal quanto na vida profissional?

Quem sabe agora não seja a hora de parar e pensar com qual das duas forças iria conviver melhor, tanto na vida pessoal quanto na profissional?

Lembre-se de que aqueles que causaram transtornos ou agiram inadequadamente com você fizeram apenas o que sabiam fazer, em função das condições de suas vidas. Se você não perdoar, permitirá que esses ressentimentos antigos dominem você. E perdoar não significa desconhecer os transtornos causados pelos outros à você. Perdoar significa ficar livre e se desapegar de qualquer ressentimento, é estar leve para lidar de modo pró-ativo com as situações de adversidades e com as pessoas desagradáveis.

Perdoar e saber entender. Perdoar e deixar a segunda força entrar em ação. Perdoar é desistir do ressentimento quando se é prejudicado. O ressentimento torna o Líder Verdadeiro um ser humano ineficiente. Desapegue-se de qualquer ressentimento, pois ele destrói a personalidade humana.


Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal.


Fonte: www.cwp10.com.br


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior