O diálogo abaixo é tido como verídico e foi travado em outubro de 1995 entre um capitão de um navio da Marinha Norte-Americana e um marinheiro, próximo ao litoral da Irlanda.
Os americanos começaram educadamente: "Favor alterar seu curso 15 graus para o norte para evitar colisão com nossa embarcação".
O marinheiro educadamente respondeu: "Recomendo-o mudar o seu curso 15 graus para o sul".
O capitão americano irritou-se: "Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Estou mandando, mude o seu curso!".
Mais uma vez o marinheiro falou calma e educadamente: "Capitão, aqui é um marinheiro de segunda classe e não posso mudar o meu curso, peço-lhe por gentileza, mude urgentemente o SEU curso atual".
A situação foi se agravando. O capitão americano foi se exasperando e berrou ao microfone: "este é o porta-aviões uss montana, o segundo maior navio da frota americana no atlântico. estamos acompanhados de três destróieres, três fragatas e numerosos navios de suporte. eu exijo que vocês mudem seu curso 15 graus para o norte. estou mandando, mude o seu curso 15 graus norte, ou então tomarei contramedidas para garantir a segurança do nosso navio!".
E o marinheiro de segunda classe respondeu: "Capitão, isto aqui é um farol. Não tenho como mudar o curso, não tenho como sair do lugar. Por gentileza, urgentemente mude o SEU curso atual. Câmbio!".
Logo após o marinheiro de segunda classe que comandava o farol desligar o microfone, escutou um barulho muito forte, como uma explosão.
Meus Comentários:
O que quero mostrar com esta história é que a vida do Líder Verdadeiro é composta de princípios e valores (farol) que levam o ser humano ao progresso, à evolução, ou então à desintegração, à explosão, e isso depende da maneira como cada um vive sua vida. Os princípios e valores que regem a vida de um Líder Verdadeiro são como o farol: são formados pelas leis naturais que não se rompem em nenhuma situação.
E para se viver uma vida com alegria e com dignidade, para ser um Líder Verdadeiro com princípios e valores (farol) enraizados no mais profundo da alma, acredito que a melhor maneira e a mais adequada seja através dos comportamentos que citei na mensagem da última semana: Honestidade, Humildade, Paciência, Bondade, Compromisso, Respeito, Abnegação, Perdão.
Se você aprofundar uma pesquisa na história irá perceber que as instituições, as organizações, as comunidades, as famílias, etc. que conseguiram sobreviver e prosperar no decorrer da vida, só conseguiram esse feito porque os membros (Líderes Verdadeiros) destas sociedades souberam entrar em harmonia e respeitar as leis naturais que são os princípios e valores (farol) de que estou lhes falando.
Esses princípios e valores (farol) estão presentes em todos os momentos da vida. Eles fazem parte da condição, da consciência e do conhecimento do ser humano independentemente da condição social, cor, raça ou religião, porque esses princípios e valores (farol) são comportamentos e como já afirmei, qualquer ser humano que quiser pode desenvolver ou aperfeiçoar o seu comportamento. Pode, porque isso está disponível a todos os que desejam ser Líderes Verdadeiros. Liderança não é cargo e nem função. Liderança é comportamento.
Se você observar seu dia-a-dia, verá que é muito fácil encontrar pessoas que por não terem enraizados dentro de si esses princípios e valores (farol), ficam cegos diante de situações de adversidade e acabam agindo com arrogância, com prepotência e, por conseqüência, se não mudam o rumo do seu comportamento acabam explodindo, se machucando e ferindo as pessoas que estão à sua volta. Geralmente essas pessoas tem falha de caráter, são aquelas que quando algo não dá certo, quando algo não acontece como queriam que tivesse acontecido, se irritam, ficam mal humoradas, etc., elas estão sempre prontas para criticar os outros e querendo que os outros mudem de comportamento ou de rumo. No entanto, a verdade é que somente elas precisam mudar o seu rumo e o seu comportamento.
O comportamento inadequado do capitão da história me faz lembrar muito bem de uma das colocações de um grande Líder Verdadeiro, Martin Luther King, quando falou para o seu povo:
"O verdadeiro valor de um ser humano não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se comporta em momentos de adversidade, em tempos controversos e de desafios".
Honestidade, Humildade, Paciência, Bondade, Compromisso, Respeito, Abnegação e o Perdão: são nesses comportamentos que acredito. São esses princípios e valores (farol) que fazem com que qualquer ser humano seja um Líder Verdadeiro.
Fonte: Carlos Wendell Pozzobon - Palestrante de Liderança & Motivação Pessoal.