Colocar o seu produto na internet é uma ótima maneira de alcançar clientes fora de sua cidade, estado ou até mesmo país. “Para o microempresário, a grande vantagem de se ter um site é a divulgação 24 horas por dia”, declarou Marcio Chleba, diretor do iG Shopping.
Segundo dados da Ebit, empresa de consultoria de e-comerce, de 2002 a 2003 o número de internautas que compraram pela web cresceu 89%. Reunimos aqui dicas de como anunciar ou vender o seu produto e conseguir ainda mais lucros.
Preços e segurança nas compras online
Ao contrário do que se pensa, um preço mais baixo não é o fator determinante para a escolha da loja online. Segundo Marcio Chleba, esse é o quinto motivo que faz uma pessoa a comprar pela internet, segundo uma pesquisa feita pelo iG Shopping. “O internauta está interessado em grande variedade de produtos, rápido prazo de entrega, preço justo e parcelamento. É importante, também, dar o máximo de alternativas de pagamento para o consumidor”, disse Chleba.
É importante também deixar claro para o cliente o quanto será cobrado para a entrega da mercadoria. Uma alternativa é cobrar um preço único para todo o Brasil. Outra é consultar no site dos Correios quanto custa enviar o produto para as mais diversas regiões do país ou para o exterior.
O empreendedor deve ponderar se o seu produto pode mesmo ser vendido online, ou seja, se ele pode ser transportado para outras cidades. Por exemplo, não adianta querer vender docinhos ou arranjos florais porque eles podem estragar até chegar ao comprador.
Um dos grandes empecilhos para o crescimento das compras on-line é o medo que as pessoas têm de usar o cartão de crédito para efetuar os pagamentos. Numa tentativa de diminuir o temor, as operadoras de cartão de crédito prometem para esse ano que para efetuar uma compra pela internet será necessário digitar a senha do cartão. Essa modificação vai reduzir o risco de clonagem, dando mais segurança aos possíveis compradores.
Design do site
Assim como a apresentação de seu produto deve ser impecável, é preciso ter muito cuidado com as informações colocadas em seu site. “É muito importante colocar a descrição o mais detalhada possível de seu produto, muitas empresas ignoram essa regra. Eu mesmo já deixei de comprar uma televisão pela internet porque não colocaram as dimensões da tv. O cliente deve encontrar no site todas as informações sobre o produto”, declarou Marcio Chleba.
As imagens do produto também são indispensáveis. Quanto mais detalhes mostrar, melhor. A qualidade das fotos deve ser boa. “Quando um cliente entra num site com imagens ruins ele tem a mesma sensação de entrar em uma loja mal-arrumada, com uma vitrine confusa, ou seja, ele não se sente atraído pelo produto”, explicou Chleba.
As cores e o design do site devem estar de acordo com o tipo de produto ou marca que você quer apresentar. Produtos sofisticados pedem um layout mais sóbrio, de cores suaves. Um produto mais popular deve estar em um site que lembre uma loja popular, muito colorida, grandes chamadas para promoções e com preços em destaque.
Como divulgar o seu produto
“Não adianta divulgar fora da internet a sua loja virtual porque você vai atingir menos clientes do que gostaria. A melhor forma de divulgação de um site é a própria internet”, avisou Chleba.
Newsletters funcionam bem para manter os clientes de sua loja bem informados. Para conseguir mais compradores, uma mala direta virtual só tem eficácia se forem usadas grandes bases de e-mail. Deve-se evitar mandar e-mail para pessoas que não querem receber, ou seja, praticar spam, já que isso irrita o potencial cliente em vez de conquistá-lo.
Anunciar o site de uma microempresa comprando banners e selos em grandes sites da web é uma opção. Este recurso pode ser caro para quem está começando um negócio e tem verba de publicidade limitada. Uma boa alternativa é se tornar parceiro do shopping de um portal, que não pesa tanto no bolso.
Outra opção é anunciar em sites de classificados online, como o site Grandes Negócios. O procedimento é o mesmo que o de um jornal, mas todos os anúncios têm fotos do produto a ser vendido. Além disso, é possível acompanhar o número de pessoas que clicaram no anúncio.
Finalmente, é importante cadastrar o seu site nos sistemas de buscas como Farejador iG, Google, Yahoo e Altavista. Sites como o TeRespondo e UpCLick fazem o cadastro em 30 ou 50 ferramentas de busca por uma taxa única. Clique aqui para conhecer o serviço do TeRespondo.