Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Doenças Transmitidas na Praia



Você sabe o que é balneabilidade? Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação. O que indica basicamente as condições das praias é a quantidade de coliformes fecais existentes na água. Essas substâncias são levadas às praias principalmente por meio de esgoto. As praias são classificadas em quatro categorias, que são: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria. As categorias excelente, muito boa e satisfatória podem ser agrupadas numa única classificação denominada própria.

As águas contaminadas pelo esgoto doméstico, ao atingir as águas das praias, podem expor os banhistas a bactérias e vírus. Crianças, idosos e pessoas com baixa resistência são mais propensos a desenvolver doenças ou infecções após o contato com águas contaminadas.

Mesmo apresentando baixas densidades de coliformes fecais, uma praia pode ser classificada na categoria imprópria devido à presença de óleo, ocorrência de produtos químicos ou outros resíduos.

Doenças

A doença mais comum associada à água é a gastroenterite. Essa doença pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: enjôo, vômitos, dores no estômago, diarréia, dor de cabeça e febre.

Outras doenças menos graves incluem infecções nos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados, os banhistas podem estar expostos a doenças mais graves, como: diarréia, hepatite A, cólera e febre tifóide.

Cuidados que devem ser tomados

• não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como impróprias;
• evitar o contato com os cursos de água que afluem às praias;
• evitar o uso de praias que recebem despejo de água desconhecida, após a ocorrência de chuvas fortes;
• evitar a ingestão da água do mar (principalmente as crianças e os idosos);
• não levar animais à praia.


Fonte: Poupa Clique


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior