Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Líder Verdadeiro

Uma organização Prestadora de Serviços foi contratada para realizar um trabalho onde iria envolver vários integrantes desta empresa. Um dos colaboradores da organização que fazia parte do grupo, sem nenhum aviso deixou de participar de suas atividades, então o Líder do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria e o Líder encontrou o seu Liderado em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde um fogo brilhante e acolhedor queimava as achas-de-lenha.

Sabendo o porque da visita do Líder, o Liderado deu as boas-vindas e o convidou para que sentasse em uma cadeira que estava perto da lareira e ficou quieto, esperando. O Líder acomodou-se confortavelmente, porém não disse nada. Em silêncio Líder e Liderado, apenas contemplavam o estalar das lenhas, o cheio gostoso de lenha queimada e a dança das chamas em torno das achas-de-lenha.

Quando passou alguns minutos, o Líder levantou-se, foi até a frente da lareira, examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente selecionou a mais incandescente de todas, separando-a das demais e empurrando-a para o lado, voltou a sentar-se, permanecendo silencioso.

O Liderado quieto, porém fascinado, prestava atenção a todos os detalhes do Líder. Aos poucos viu a chama daquela brasa que junto com as outras era a mais incandescente de todas e que agora, solitária, o seu brilho e o seu calor diminuía, até que houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou-se de vez. Em pouco tempo o que antes era uma festa de brilho, calor e luz, agora não passava de um pedaço de carvão.

O Líder levantou-se e foi até a frente da lareira, e manipulou novamente o pedaço carvão, colocando-o de volta, junto com as outras brasas, no meio do fogo e quase que imediatamente aquele pedaço de carvão voltou a incandescer, alimentado pelo brilho, pela luz e pelo calor dos outros carvões ardentes em torno dele.

Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial entre eles até então. O Líder levantou-se para ir embora. Quando tocou na fechadura da porta, o seu Liderado disse:

- Você é um Líder Verdadeiro, obrigado por ter vindo e por me ensinar através desse belíssimo sermão. Me espere que vou com você, quero voltar ao convívio do nosso grupo.

Comentários:

Primeiramente aos que são Liderados, lembre-se de que você faz parte da chama, o seu calor, a sua luz e o seu brilho irá se espalhar se você permanecer junto do seu time, fazendo o serviço que precisa ser feito. Se você estiver longe do seu time ele perde parte do brilho, porém a grande perda é a sua, pois é apenas você quem ficará sem calor, sem luz e principalmente, sem fazer parte de um time que brilha.

Como você quer se sentir? Brilhando na sua empresa, no seu time, junto com seus colegas ou como o pedaço de carvão?

Um dos Melhores Técnicos de Basquete do mundo, Phil Jackson (o de barba ao lado do Jordan), foi treinador do Chicago Bulls, time do Michael Jordan, dizia para os seus jogadores antes de cada jogo: só vamos conseguir vencer o campeonato se dissermos "não ao egoísmo, ao eu", e se dissermos "sim à compaixão, a nós". ou seja, se trocarmos o "eu" pelo "nós", seremos campeões.

Agora gostaria de lembrar aos Líderes de que este é o papel do líder verdadeiro: influenciar os seus liderados a executarem as tarefas, que é possível fazer um time ou uma organização brilhar. Muitas vezes não é necessário o uso de palavras, basta a ação. Basta mostrar através de ações simples, mas verdadeiras. Você é Líder para isso, você é o responsável por fazer a sua equipe brilhar, por manter acesa a chama de cada Liderado e por promover a união no seu time ou na sua organização, para que o comportamento dos seus Liderados seja realmente eficaz e duradouro.

Como o Líder Verdadeiro pode fazer para influenciar que ocorra a execução das tarefas e para que a seu time brilhe?

Não é nada simples e nem fácil, é necessário muito treinamento e disciplina, que tem por objetivo corrigir, ensinar e proporcionar ao liderado mudar seu comportamento e adaptar-se às necessidades da organização.

No Curso do Líder Verdadeiro que estou desenvolvendo, conseguimos comprovar através de um profundo estudo e de pesquisas que os liderados que trabalham com os líderes verdadeiros chegam ser até +20x produtivos que os que são subordinados aos chefes que usam o poder.

caros líderes e liderados: uma vez, há muitos anos atrás, Albert Einstein falou que: a mais perfeita definição de insanidade mental e a maior ignorância da vida é: continuar a fazer as mesmas coisas todos os dias e do mesmo jeito, desejando obter resultados diferentes.

Então agora responda somente para você as 3 questões seguintes: Você acredita que existe a possibilidade de evolução contínua e que esta evolução contínua se aplica tanto na vida pessoal quanto na vida profissional?

Você acredita que para evoluir é preciso mudar ou você acha que é possível evoluir sem mudar?

Você está disposto a mudar para evoluir?

Bem, eu quero acreditar que você está disposto a mudar para evoluir, então o que deve ser feito?


É importante mudar a mente, a forma de pensar, porque se a mente não mudar, o comportamento não muda. Nunca, desde o início do universo ocorreu algum tipo evolução sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando nem o seu time e muito menos a sua organização, ou seja: não evolui.

Pense em tudo que escrevi. Espero ter conseguido pelo menos balançar a forma de como você estava pensando até então.





Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior