Não sou supersticioso mas, geralmente, com exceção do Mário Jorge Lobo Zagallo, o número 13 é visto como um número associado ao azar. Isso é tão verdade que em alguns países não existem o 13º andar nos prédios e nem a poltrona número 13 nos aviões.
Sendo ou não um número do azar, aqui vão 13 dicas que, se bem usadas, com certeza trarão à você um azar profissional muito grande: o fracasso como líder e, conseqüentemente, o seu fracasso profissional. Vamos a elas:
1- Diga para uma pessoa que ela é um erro e que tudo o que ela faz dá errado Esta é uma das formas mais eficazes de incutir numa pessoa o gene do fracasso. Quando dizemos a uma pessoa que ela é um erro, lhe tiramos o seu valor, e quando isso acontece, as pessoas começam a se vender por pouco. Por muito pouco largarão o emprego, por muito pouco poderão roubar e desviar dinheiro e, enfim, por muito pouco já não se interessarão pelo bem-estar da companhia.
2- Não dê confiança a uma pessoa Quando não damos confiança a uma pessoa, estamos praticamente deixando claro que sabemos que em algum dia ela irá nos trair. É como se eu dissesse a alguém, de maneira indireta: "Olha, eu estou de olho em você e sei que se der mole você vai me sacanear!". Por incrível que pareça, não confiar é a melhor maneira de ser sacaneado. A pessoa pensa: "Bem, já que ele espera que eu faça isso, é isso que eu vou fazer!". É claro que confiança nunca foi sinônimo de falta de prudência... É lógico que eu não vou contratar para o Departamento Financeiro da minha empresa alguém em quem eu não confie, mas existem muitos níveis de confiança para serem praticados...
3- Trate-a como um número Quando tratamos as pessoas simplesmente como um número produtivo - que pode ser substituído a qualquer momento -, criamos pessoas individualistas, que não entendem seu papel no processo produtivo. Além disso, a falta de confiança é apontada como uma das principais causa da desmotivação no trabalho.
4- Não ouça suas opiniões e pode-a toda hora Além de minar a criatividade, podar as opiniões e não ouvir as pessoas as deixam desanimadas e imparciais à situação da empresa. Não espere que, agindo assim, seus funcionários fiquem alguns minutos a mais por dia trabalhando ou que "vistam a camisa da empresa". Só se sente participante quem opina e vê que ao menos suas sugestões são ouvidas sem interrupções e preconceitos.
5- Quando uma pessoa errar, diga a ela que você sabia que isso ia acontecer "Ah, eu sabia que você não era capaz!". Esta é uma maneira poderosa de desmotivar uma pessoa e fazer com que ela desconfie do seu potencial, não chegando a se desenvolver. Uma pessoa que ouve muito isso se torna temerosa! Lembro-me de um colega do primeiro grau em que todo jogo - todo jogo mesmo! - fazia um gol contra. Antes do jogo começar, as pessoas já diziam: "Ei, o Fulano fica para o time de vocês!". O nervosismo do rapaz em não fazer gol contra era tão grande que... Advinhem? Ele acabava fazendo gol contra!
6- Não reconheça os acertos das pessoasEmbora eu também acredite que as pessoas devem ser as melhores naquilo que fazem independentemente de qualquer outro motivo, tenho a certeza de que reconhecimento é muito importante. É por meio deste reforço positivo que deixamos claro de que gostamos e incentivamos estas atitudes para que se repitam. Deixamos claro que estamos observando as pessoas e que nos preocupamos com suas atitudes. Também mostramos que não vemos só as deficiências, mas também valorizamos os acertos e as idéias criativas.
7- Quando a pessoa tiver uma idéia brilhante, diga que ela é paga para isso mesmo É melhor dar uma cacetada em alguém do que dizer isso. Certamente, você que está lendo este artigo deve estar pensando: "Ai, vou enviar este artigo para o meu chefe. Ou vou imprimir um papel, deixar na mesa dele e sair correndo." É claro que as pessoas são pagas para terem um bom desempenho, mas isso não significa que devem ser desvalorizadas e esnobadas por isso. Na verdade, a mesma pessoa que fala coisas deste tipo é a mesma que diz que na sua empresa o funcionário não deve pensar, somente trabalhar. Só tenho uma coisa a dizer sobre estas pessoas: faça uma previdência privada bem gorda. E urgente!
8- Brigue muito por pouca coisa Existem gerentes e pessoas que são os verdadeiros chatos. Brigam com o funcionário por dois minutos de atraso que aconteceu há seis meses. Querem a cafeteira virada para o Norte, querem que a funcionária use batom rosa em vez do vermelho, e coisas deste tipo...
9- Use dois pesos e duas medidas Uma excelente maneira de desmotivar pessoas é, numa mesma ou similar situação, tratar duas pessoas de maneira distinta. Uma é exaltada, a outra é xingada e, no entanto, a situação é parecida. Isso faz com que as pessoas comecem a perceber que as "panelinhas" se dão bem naquela empresa. Elas tentarão entrar para a "panela", custe o que custar, ou abandonarão a empresa ou - pior ainda - começarão a sabotá-la.
10- Seja relaxado e faça de conta de que não está nem aíPior do que o chato é aquele que é alheio a todas as coisas. Não está nem aí com resultados e nem com nada. Não dá atenção à funcionária ligando para o namorado no Japão, nem para o garoto jogando paciência em horário de trabalho. Isso desmotiva porque os funcionários percebem que se nem o dono entrou no barco, porque eles deveriam entrar?
11- Ache-se superior às pessoas Alguns se esquecem de que cargos, cartões de crédito e carros são simplesmente coisas. Esquecem-se que mais importante do que TER é SER uma pessoa excelente. Talvez acreditem que vivam mais por terem cargos gerenciais ou de Diretoria. Não é porque temos mais que somos mais. Existem dois tipos de pessoas que desmotivam os outros assim: aqueles que pensam que são Deus e aqueles que têm certeza...
12- Seja indiferente Não responda quando o cumprimentarem, não olhe as pessoas nos olhos, finja que não as conhece e nem se dê conta da presença delas.
13- Xingue e critique a pessoa na frente dos outros Chame-a de burra, ignorante, irresponsável, incapaz. Pior: faça isso com freqüência e em voz alta, na frente dos outros. É uma das maneiras mais eficazes de fazer com que os índices de suicídio aumentem.
E, então, 13 é um numero comum, da sorte ou do azar?
Talvez seja um ou outro, dependendo da sua decisão...Fonte: Daniel Godri Junior é consultor e palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Liderança e Vendas. É autor do livro "Mudanças e oportunidades: 70 dicas para você vencer as montanhas do medo na vida e nos negócios" e "Venda mais e melhor".