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   Comunicação Não-Verbal

Em vendas, num processo de persuasão, entender a importância da comunicação não-verbal é essencial. Porém, não existe um "dicionário" de movimentos do corpo que possa ser utilizado para traduzi-los em palavras.

Cada pessoa tem certos movimentos físicos que freqüentemente podem ser traduzidos para atitudes e, ocasionalmente, em palavras. Embora o significado do movimento do corpo de uma pessoa pode e, freqüentemente é, totalmente diferente quando comparado ao mesmo movimento em outra pessoa, precisamos ficar atentos aos nossos movimentos, pois eles podem ser interpretados de forma errada pelo nosso interlocutor.

Além dos movimentos físicos, a maneira de se vestir ou andar pode dizer muito sobre a nossa pessoa. Seguem abaixo alguns cuidados que você precisa ter ao se comunicar com seus clientes.

1. Mão ou dedo encostado na boca ou nariz – Este movimento freqüentemente envia a mensagem de que o locutor pode estar mentindo. Em geral, mantenha suas mãos afastadas de seu rosto e cabeça quando estiver em um processo de persuasão.

2. Braços cruzados – Nunca cruze seus braços quando ao se comunicar. Muitas pessoas percebem esse gesto como uma postura defensiva, não importando a razão pela qual seus braços estejam realmente cruzados.

3. Contato Visual – Mantenha contato visual ao responder as perguntas de seus interlocutores. Quebrar esse contato, no momento de suas respostas, pode ser percebido pelo seu ouvinte como um sinal de insegurança ou de que você não está falando a verdade.

4. Ao caminhar – Ao caminhar em uma sala, utilize passos e ritmo moderados, permanecendo ereto, ombros para trás e olhos adiante (nem para o chão nem para o teto). Se você caminhar muito lentamente, poderá passar a sensação de não ter nenhum lugar importante para ir. Se caminhar muito depressa, demonstrará que você não tem autoridade dentro de sua organização.

5. Jóias – Simples, como abotoaduras, prendedor de gravata, relógio e um ou dois anéis estão dentro da convenção. Como regra geral, colares e brincos não são apropriados para homens.

6. Pasta – Sua pasta deve ser fina. Se couberem mais de dois volumes de uma enciclopédia, é provavelmente muito grande.

7. Roupas – Procure vestir-se da mesma forma que seu cliente. Na dúvida, um bom terno para o homem e um tailer para a mulher, e você não fará feio. Mas, lembre-se sempre de usar cores mais discretas.

Uma última observação importante. A maioria das pessoas se comporta de forma semelhante quando tentam controlar emoções como medo, raiva e frustração. É relativamente fácil controlar músculos faciais nestas ocasiões. Entretanto, é importante ficar atento aos movimentos dos dedos, dos pés, respiração e transpiração, especialmente nas mãos, pois podem indicar uma situação de estresse. O interessante é que este fenômeno parece ser intercultural.


Fonte: www.ibm.com


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