Sedentarismo é a falta de alguma atividade física regular ou programada. Já foi comprovado em inúmeros estudos que o sedentarismo é, atualmente, um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, reumáticas, ortopédicas entre outras.
No entanto, tornar-se ativo é uma tarefa difícil para muitas pessoas. O mais importante é vencer as barreiras que nós mesmos colocamos em nossa vida para uma real mudança nos hábitos e nos comportamentos de nosso dia-a-dia.
Devemos aprender a lidar com a falta de tempo, excesso de peso, baixa auto estima, condicionamento físico ruim, problemas clínicos (articulares, musculares, dores... ), falta de segurança para a realização de atividade física nas ruas e muitos outros fatores que acabam servindo de desculpa para a não realização de uma atividade física constante.
Acabar com as "desculpas" é o primeiro passo.
O segundo passo é escolher uma atividade que dê prazer, que você goste de fazer. O exercício nunca pode ser um sacrifício, algo feito com má vontade e com mau humor.
Para tornar-se ativo Não é necessário a realização de exercícios vigorosos e por um longo tempo, a atividade física, mesmo realizada de modo moderado e em pequenas porções, é sempre muito benéfica.
Qualquer movimento que resulte em gasto de energia é atividade física. Ela pode acontecer de diversas formas: no trabalho, em casa e nos momentos de lazer. A intensidade ideal é aquela em que o ritmo pode ser mantido por 30 minutos ou mais e ter a recuperação após 20 ou 30 minutos de descanso.
Um bom começo para deixar o sedentarismo de lado, é aumentar a chamada atividade física espontânea diária, ou seja, descer do ônibus um ponto antes e ir caminhando até o seu destino, preferir sempre escada ao elevador, deixar de lado o controle remoto e levantar para mudar o canal da TV, estacionar o carro em um local e fazer todas as coisas que são relativamente próximas à pé, ir caminhando até a padaria ou outro local próximo de casa ou do trabalho, e assim por diante.
Depois preocupe-se com a implantação de uma atividade física programada, essa é aquela com tempo, intensidade e tipo de exercício determinados. Pode ser uma atividade aeróbia (caminhada, dança, bicicleta comum ou ergométrica, natação, hidroginástica...) ou uma atividade resistida (musculação, exercícios localizados...). Essa atividade física deve ser prescrita por um profissional habilitado, que deve levar em conta a avaliação clínica completa quanto aos riscos cardiovasculares, respiratórios, metabólicos, ortopédicos e neurológicos.
Recomenda-se a indivíduos sedentários a prática diária ou de, pelo menos 3 vezes por semana, de 30 minutos de atividade física moderada.
Vale lembrar que, se além de sedentário a pessoa tiver algum problema de saúde associado como, pressão alta, colesterol elevado, problemas cardíacos, problemas respiratórios, problemas ortopédicos ou qualquer outro, essa atividade deve ser realizada com acompanhamento de um profissional para evitar riscos e lesões. Cardiopatas e Pneumopatas não devem se exercitar sem um acompanhamento adequado e sem o controle dos sinais vitais durante o exercício.
Existem muitos benefícios em se tornar ativo. Entre eles, destaca-se: aumento do "pique", estímulo a perda de peso, diminuição da pressão arterial e do colesterol, melhora da auto-imagem, melhora do humor, melhora da qualidade de vida, melhora do sono, diminuição da tensão, aumento da energia, manutenção do peso apropriado, diminuição dos triglicérides, controle do nível de açúcar no sangue e melhor controle do diabetes, sensação de bem-estar, redução de sintomas depressivos e ansiedade, melhora da produtividade, construção e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis, aumento da força muscular, redução do risco de morte prematura e melhora do perfil aeróbio.
Mudar o estilo de vida e se tornar um indivíduo ativo não é uma tarefa impossível como muitos pensam. Tenha motivação, crie metas a serem alcançadas, faça uma lista dos benefícios que você pretende alcançar com uma vida mais ativa e busque seus objetivos.
Com o tempo você perceberá que é capaz de alcançar todas as metas propostas e isso lhe servirá não só para a implantação da atividade física como rotina, mas para tudo o que quiser fazer e mudar na vida.
Mexa-se!!! Saúde e sucesso!!!