O Profissional de Vendas é aquele que promove, executa ações e marketing, vende produtos ou serviços para clientes novos ou atuais.
Alguns denominam-se promotores, outros representantes de vendas, coordenadores e até assessores de vendas, mas na verdade todos são vendedores.
O que é preciso para ser um Profissional de Vendas?
É preciso ter conhecimento em técnicas de vendas, boa comunicação, ter boa apresentação e aparência, conhecer a especialidade de negócios onde trabalha, conhecer detalhes dos produtos ou serviços que vende, conhecer o produto da concorrência, suas técnicas de apresentação, argumentos de vendas, tipos de contratos, técnicas de marketing, como colocar pedidos, como gerenciar estoque, conhecer as necessidades do cliente, saber planejar, saber gerenciar bem o seu tempo, ser organizado, ter habilidade em marketing, conhecer conceitos básicos de contabilidade, saber construir relacionamentos de modo a desenvolver uma parceria.
Além disso, para ser bem-sucedido em vendas é preciso ter garra, para enfrentar sacrifícios e obstáculos, determinação, para manter o foco e coragem, para enfrentar os desafios.
E, por fim, é preciso disciplina, para fazer o que precisa ser feito e consistência, para fazer o que precisa ser feito todos os dias.
Além disso é preciso manter-se atualizado nesta profissão. No Brasil ainda não existe uma formação superior em vendas, mas existem treinamentos excelentes oferecidos por diversas entidades.
Para quem quer entrar (e permanecer) para o mundo das vendas, é imprescindível participar de treinamentos e palestras sobre o assunto, cursar administração de empresas, cursos de informática e leitura de revistas especializadas em vendas, administração, marketing, relacionamentos, etc.
O lado humano do processo de vendas está sendo muito valorizado. Hoje o vendedor é mais orientado ao cliente e possui como objetivo construir e manter um bom relacionamento em vez de simplesmente tirar um pedido. O foco é reter e trabalhar com clientes atuais em vez de simplesmente procurar novos clientes.
Considere ainda as várias tecnologias que estão modificando o trabalho do vendedor: Call Centers, televendas, marketing direto, e-mail, telefone celular, internet, e-commerce, faxes, computadores.
Este é o mundo das vendas. Seja bem-vindo.