É a técnica científica de higienização e conservação temporária do cadáver humano.
Conceituamos de higienização porque são usados produtos químicos que eliminam microorganismos internos e externos do corpo retardando a decomposição e permitindo que familiares e amigos possam se despedir do ente falecido de uma forma mais amorosa, tocar, abraçar e até beijar sem perigo de contaminação.
Conservação temporária quer dizer o tempo necessário para que o corpo permaneça em velório sem causar danos a sua imagem, preservando a dignidade do falecido e evitando que os familiares sofram constrangimentos ocasionados pelos fenômenos cadavéricos da decomposição tais como: odores, inchaços e vazamentos.
A técnica da tanatopraxia quando bem executada e usando produtos conservantes de boa procedência e dosados de acordo com a recomendação do fabricante não causa danos ao meio ambiente e propicia uma decomposição cadavérica mais limpa, pois elimina fungos, vírus e bactérias resistentes que muitas vezes são selecionadas em ambiente hospitalar.
A tanatopraxia veio trazer justiça ao serviço funerário que foi preterido em função dos diretores funerários fazerem investimentos nos planos, nas instalações, nas clínicas, farmácias, na aparência dos funcionários e o defunto que é a razão da existência da empresa até então entrava e saia pela porta dos fundos.
Quem é o garoto propaganda da sua funerária?
Pergunto isso porque empresas de porte investem alto em publicidade para que suas marcas fiquem gravadas na mente dos consumidores, veja o caso da Cervejaria Brahma que contratou o cantor Zeca Pagodinho; a cantora Ivete Sangalo recebeu verdadeira fortuna para divulgar outra marca;... E, sempre que essas personalidades aparecem na mídia o consumidor lembra do produto que elas representam.
No nosso caso, funerária, a publicidade é um pouco melindrosa e a tanatopraxia vem a calhar porque os defuntos ficam sempre bem arrumados, perfumados, limpinhos e permanecem assim durante o velório e as pessoas notam isso e com o tempo estabelecem uma relação entre o bom serviço, organização, higiene, e a sua empresa.
Muitos empresários pensam que a tanatopraxia é só pra poder estender o tempo de velório, ou para traslados de grandes distâncias, mas não é só isso, é também aparência.
A tanatopraxia possibilita que todo defunto seja a personalidade que divulga os seus serviços.
Empresa moderna que pensa e tem futuro, investe e tem retorno com a tanatopraxia.