- Na véspera de jogos importantes, procure ter uma boa noite de sono, pois o cansaço potencializa os efeitos negativos do estresse e aumenta a descarga de adrenalina.
- No dia do jogo, dê preferência a uma alimentação leve e balanceada, que ajudará seu corpo a passar pela oscilação de emoções de forma mais tranqüila.
- Durante a partida, tome muito líqüido, mas evite as bebidas alcóolicas. Assim como o cigarro, elas são contra-indicadas para um organismo em estado de tensão.
- Vigie palpitações anormais, taquicardia, falta de ar e dor no peito. Se algum desses sintomas o incomodar e for persistente durante o jogo, é melhor sair da frente da TV, suspendendo o estímulo estressor.
- Se, ao final da partida, os incômodos físicos ou se houver paralisação de partes do corpo, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.
- O uso de calmantes e outros medicamentos não deve ser feito sem recomendação médica e não pode ser conjugado à ingestão de bebida alcoólica.
Fontes: Antônio Nóbrega, cardiologista e presidente da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro, e Hassan Yassine Neto, cirurgião torácico do Hospital São Luiz e coordenador da equipe médica que presta socorro aos torcedores do estádio do Morumbi, em São Paulo