Entre as dietas da moda temos as mais populares, como a Atkins até as menos conhecidas, como a Da Vinci. Perseguindo a boa forma, homens e mulheres recorrem a programas alimentares sem carboidratos, zero de gordura, nada de açúcar ou apenas comidas cruas, entre outras modalidades. Essas dietas, a longo prazo, não são uma opção saudável. Nutricionistas e médicos de maneira geral afirmam que essas dietas funcionam, apenas por um curto espaço de tempo. Quando alguém resolve fazer uma dieta radical, pode ter uma perda de peso, mas, provavelmente, perdeu apenas água. Quando voltar aos antigos hábitos alimentares, os músculos vão procurar energia, absorvendo as calorias mais depressa. O ideal, para quem quer emagrecer (e se manter magro) é procurar um médico endocrinologista. Ele vai fazer uma avaliação física, pedir exames e passar uma dieta indicada para aquela pessoa. Que vai emagrecer de maneira saudável, com uma dieta equilibrada, com os nutrientes necessários.
Dieta Atkins
Criada por Robert C. Atkins é baseada na teoria de que pessoas com excesso de peso comem carboidratos a mais, que não são utilizados e por isso mesmo, são armazenados como excesso de gordura. Nesta dieta, com a redução drástica dos hidratos de carbono, e ingerindo mais gorduras e proteínas, a pessoa vai perder peso naturalmente, queimando estas gorduras armazenas para ter energia.
É uma dieta pobre em carboidratos, mas que não impõe muitos limites na quantidade de comida ingerida. Embora seja restritiva em relação aos alimentos permitidos: nada de açúcar refinado, leite ou farinha branca. São permitidos: carnes vermelhas, peixe (incluindo marisco), aves e queijo normal. Na cozinha pode-se usar manteiga, maionese e colocar azeite nas saladas.
O consumo ilimitado de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares. E, comer poucas frutas, vegetais e cereais integrais pode forçar os rins e, a longo prazo, pode acarretar doenças como enfarte e câncer.
Dieta de South Beach
Criada pelo cardiologista Dr. Arthur Agatston, é pobre em carboidratos como a Atkins, mas estimula o consumo de gorduras saudáveis e descarta os hidratos de carbono ricos em açúcar. O Dr. Agatston acredita que este nutriente é digerido rapidamente, elevando os níveis de insulina, o que nos faz sentir mais fome.
A dieta é dividida em três fases. Na primeira, durante 14 dias, não são ingeridos: pães, arroz, batatas, massa, bolos, frutas e álcool. Mas, é possível comer quantos ovos quiser, algumas sobremesas sem açúcar, alguns frutos secos e a maioria dos queijos. Na segunda fase os carboidratos são introduzidos gradativamente e ainda são incluídos alguns alimentos que eram proibidos, como frutas, alguns doces, como o chocolate, que passam a ser permitidos, com moderação. E, a fase final, que deve ser seguida pelo resto da vida. Ou seja, comer alimentos normais, em porções razoáveis, sem excessos.
Devido aos baixos índices de açúcar na primeira fase, a pessoa pode ter dor de cabeça e sentir cansaço. Mas, a longo prazo a dieta South Beach tem um plano alimentar saudável, sem contra-indicações.
Dieta da Vinci
Foi criada por Stephen Lanzalotta, um padeiro que se tornou uma espécie de guru de dietas e é baseada no best-seller de Dan Brown, “O Código Da Vinci” e numa fórmula matemática que Lanzalotta criou, usando o Pi (1.618), que foi muito utilizado na antiguidade e inclusive serviu de base para a construção das pirâmides. É com esse número que ele faz os cálculos para escolher os alimentos certos.