Quando termina a diversão e começa a obsessão pelo computador? Qual é o limite entre a tristeza e luto patológico? Medo ou Pânico? Mania ou TOC? Para a maioria das pessoas e até para profissionais da saúde é difícil determinar o limite entre o descontrole emocional e a doença.
Veja algumas dicas:
Diversão ou obsessão – Navegar na Internet, jogar no computador e outras atividades são parte do lazer de muitas pessoas. O ideal é que a pessoa se divirta por um período, canse e pare. Mas, o obsessivo não consegue parar, fica horas no computador, às vezes, deixa de fazer outras coisas, compromete seu sono até ficar compulsivo e perder o controle da situação. Aí é fundamental a intervenção de um psicólogo para retornar à vida normal.
Tristeza ou luto patológico - Todos ficam tristes quando perdem o namorado, morre um parente, ou ficam desempregados. É natural viver as emoções negativas relacionadas a esses fatos e, após algum tempo, deve-se superar a perda e seguir em frente. O problema é quando não se consegue refazer a vida. Aí pode ser luto patológico, dependendo das condições da pessoa e do tempo dedicado à tristeza. Em casos doentios, a pessoa chora, fica inconformada, não aceita e não fala sobre o fato, e pode até entrar em depressão.
Medo ou pânico – É comum ter medo de aglomerações de pessoas, entre outras situações, nem sempre estressantes. Mas, se a situação desencadear problemas físicos, como taquicardia, suor, mal-estar, sensação de desmaio, ou de morte eminente, aí pode se ter ultrapassado o limite do aceitável e chegado ao Transtorno de Pânico. Sem tratamento psicológico e médico adequado, a doença pode evoluir a tal ponto que a pessoa deixa de sair de casa e chega à depressão. Mais uma vez, o psicólogo é necessário.
Mania ou TOC – Todos os dias, antes de ir pra cama, a pessoa verifica se as portas da casa estão trancadas e depois vai dormir. Isso pode ser apenas uma mania, algo realizado eventualmente, que se não for feito, não afeta a vida. A mania vira doença quando a pessoa não consegue fazer mais nada se não fizer este ritual repetidamente. O Transtorno Obsessivo-compulsivo é caracterizado pela realização de rituais, que podem levar horas e comprometer o equilíbrio emocional da pessoa.
Depressão e Depressão Constitucional – A depressão é uma reação comum a situações difíceis, que, em geral, passa com o tempo. Mas, a Depressão Constitucional é um estado emocional que altera substâncias químicas do cérebro e que pode levar a pessoa a perder a vontade de fazer atividades rotineiras, muitas vezes simples, como tomar banho e passear. Também pode provocar insônia, ou sono em excesso, levar à perda de apetite e de peso.
Para evitar essas doenças, observe o próprio comportamento, veja se está tendo atitudes que outros não teriam e preste atenção quando as pessoas falam que você está diferente, ou estranho. Infelizmente, a maioria não tem essa percepção. Nesses casos, cabe a amigos e parentes interferir e levar a pessoa a um psicólogo, antes que seu estado se agrave e sua saúde fique comprometida.