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   A Importância de Falar Bem

O mundo de hoje tem se mostrado cada vez mais competitivo e corrido. O tempo tem um valor de suma importância. Falar bem e de maneira clara, deixou de ser um talento pessoal e passou a ser uma necessidade fundamental a todos os funcionários que desejam continuar na corrida corporativa. Independente que posição que se ocupe nos dias de hoje, falar de maneira clara é de suma importância. Talvez, no passado, era concebível a idéia de que apenas os profissionais do departamento comercial ou atendimento, tinham a obrigação de falar bem, porém a modernidade nos mostra que o profissional de qualquer área de uma empresa necessita observar regras básicas da oratória. É fato que alguns possuem uma aptidão maior para esta área, porém falar bem é importante para qualquer um.

Não que eu concorde com isto, mas em muitos casos a qualidade de nosso trabalho é julgada pela forma com que apresentamos um projeto. O seu trabalho pode ser maravilhoso, com pesquisas aprofundadas, dados de mercado, estatísticas e sugestões super pertinentes, porém muitas vezes ele é rotulado como um projeto simplista, inexato, amador, além de questões de agilidade em relação ao tempo necessário para apresentá-lo e nos transtornos que são gerados devido a mal entendidos. Vejamos como este trágico resultado pode acontecer.

Um projeto simplista - Falar bem é vender de maneira coerente o seu produto, sendo sempre verdadeiro, claro e honesto. Quando uso a expressão vender, não estou me referindo somente às relações comerciais.

Estamos num constante processo de vendas, por isso entende-se a expressão produto como: um projeto, uma idéia, uma posição em relação a um determinado assunto ou um ponto de vista. Quando aquele que apresenta o projeto não consegue descrevê-lo em todo a sua complexidade, ele demonstra que seu projeto é fraco e deficiente, em muitos casos as apresentações são seguidas de um material impresso contendo a íntegra do projeto, porém a realidade é que sem uma apresentação de qualidade, as informações ali descritas não serão consultadas, o seu público já está desinteressado pelo assunto e desmotivado, horas e horas de trabalho acabam de ir por água abaixo. Pois fundamentalmente o que vendemos mesmo é nossa imagem, até em relações de consumo, os clientes sentem-se mais à vontade em fechar negócios quando estão lidando com um profissional que sabe articular bem as palavras, que forma idéias coerentes. A concorrência nos dias de hoje é muito grande, o que torna o bom atendimento um diferencial.

Informações inexatas - Você realizou uma pesquisa monstruosa, leu diversos livros dos mais bem conceituados sobre o assunto, verificou a fonte de tudo aquilo que está defendendo, tudo está perfeito... Chegou o dia da apresentação, todo o comitê executivo da empresa está ali reunido, aguardando a explanação do projeto que você apresenta como solução de um grande problema da corporação... Aí quando você começa a apresentação não consegue passar segurança na fala, principalmente sobre a veracidade das informações e a certeza que suas fontes são confiáveis, a impressão que fica é que você não se preparou o suficiente para falar, ou o seu chefe vai achar que você está baseando o trabalho sobre impressões pessoais e não mediante dados de mercado.

Um amador no assunto - Em muitos casos, devido às dificuldades de expressão em público, você pode transparecer a imagem de que não é habilitado a discorrer sobre aquele assunto, portanto um amador. Quando você fala bem, transmite segurança e firmeza, em muitos casos alguns executivos conseguem a aprovação de projetos absurdos. Isto se dá pela convicção que ele demonstrou ao vendê-lo a seus diretores.

Tempo é dinheiro - Este é um ditado das antigas, mas com certeza muito em voga nos dias de hoje. A questão tempo vai desde quando você está apresentando a idéia, pois quando você não está preparado para isto, demora três vezes para falar três vezes menos, tornando o seu discurso uma chatice. No entanto, o problema tempo pode se agravar ainda mais quando você realiza de maneira precária um comunicado a um grupo de funcionários que irão executar uma tarefa incorretamente por não ter entendido o seu recado. Portanto, falar bem além ser uma ferramenta importante para nosso cotidiano, também pode ser uma arma decisiva no seu plano de carreira. Quando você excede seu tempo quando está apresentando um projeto na verdade você está transmitindo a seguinte mensagem: "O seu tempo é menos importante do que o meu", enfim, é uma péssima imagem. Uma apresentação de qualidade não precisa ultrapassar 50 minutos, o que passar disto será maçante e de pouco proveito.

Por isso, ficamos com a frase do eterno velho guerreiro: "Quem não se comunica se trumbica".


Data de Publicação:  3/4/2006    Fonte: www.rh.com.br


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