Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Dicas para os Novos Empresários

Pelos meus 15 anos de experiência nos EUA, vivenciei dezenas de casos de fracasso na compra de uma empresa já existente. Aqui estão algumas dicas do que fazer ou não fazer na compra de um negócio.

1) Em primeiro lugar, nunca se deve confiar somente nas informações fornecidas pela pessoa que está vendendo.

2) Não se deixe empolgar simplesmente pelo sonho de ter o próprio negócio; não troque a razão pela emoção.

3) Faça várias visitas ao local que você deseja comprar, sem avisar, para poder avaliar se o prometido é o que realmente acontece no dia-a-dia.

4) Não se vende um negócio de uma hora para outra, portanto não se deixe pressionar pelo vendedor.

5) Cuidado, os corretores ganham comissão na venda do negócio, então não se deixe influenciar por eles.

6) É essencial o trabalho de due diligence , a verificação de todos os dados do negócio. Isto confirmará se os números apresentados pelo vendedor são de fato reais.

7) Um engano corriqueiro, que realmente pode provocar o fracasso do empreendimento, é fazer a compra e começar o negócio sem reserva de capital, pois, mesmo em andamento, o fluxo de caixa é como o ‘coração’ do negócio, sem ‘pressão e sangue’ não funciona.

8) Importantíssimo! Nunca compre as ações da empresa, abra uma nova empresa que comprará os equipamentos, a carteira de clientes e quaisquer outros bens essenciais ao funcionamento do negócio. Ao comprar as ações de uma empresa, ou, em outras palavras, assumir a empresa, o comprador fica responsável por quaisquer problemas que tenham acontecido anteriormente (impostos ou até outros mais sérios). Caso você tenha adquirido uma empresa nestas condições, onde já existiam problemas ou dívidas não informadas na hora da compra, deve-se procurar um advogado o mais rápido possível para tentar ser ressarcido do prejuízo.

9) A compra de um negócio é uma decisão muito importante, que normalmente exige dedicação integral dos novos donos. Não é como ser funcionário de uma empresa onde a pessoa tem horário fixo. Portanto, é preciso levar em consideração se o comprador gosta do tipo de negócio e tem o dom para o mesmo, pois terá de trabalhar muitas e muitas horas.



Fonte: AcheiUSA - Francisco A. Pessoa


Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior