Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Dicas Saudáveis que Valem para a Vida Toda

 
Desde pequena nos acostumamos a ouvir, da família inteira, que a saúde é o nosso maior bem. E, que devemos preservá-la, tomando uma série de cuidados. Os conselhos do tempo da vovó continuam cada vez mais atuais. Dormir pelo menos 8 horas, alimentar-se bem, tomar bastante água, evitar refrigerantes, doces e guloseimas em geral – só de vez em quando. Rir muito. Procurar ter bons pensamentos. Não desejar o mal para ninguém, e por aí afora. São sábios conselhos, que deixam o mundo muito melhor...

Vemos crescer a obesidade no mundo. E, o que é pior, obesidade infantil. Crianças com colesterol alto, pressão alta, diabete. Isso, devido aos péssimos hábitos alimentares. Elas já nascem comendo junk food. Querem comer, todos os dias, hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes. Além de todos os salgadinhos industrializados, à base de gordura hidrogenada – a pior que existe. O reflexo aparece rápido. Mas, ainda existe salvação. Está na alimentação regrada. Uma boa alimentação ajuda a prevenir muitas doenças, como alguns tipos de câncer, as doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

É importante lembrar que as doenças cardiovasculares atingem cada vez mais as mulheres. Pressão elevada, colesterol alto, sedentarismo, obesidade ou excesso de peso, diabete e tabagismo são os principais fatores de risco. Para evitar problemas cardíacos devemos:

Medir regularmente a pressão arterial, que deve ser mantida abaixo de 13/09. Muitos médicos, hoje, fixam a pressão em 11/7,5 para que o coração não seja sobrecarregado. Essa seria a pressão ideal. Para isso, uma dieta com pouco sal e hábitos de vida saudável são fundamentais.

O colesterol deve ser mantido abaixo de 190 ml/dl. Para baixar os níveis de colesterol recomenda-se a prática de exercícios regularmente e uma dieta pobre em gorduras.

O sedentarismo é outro inimigo da boa saúde. Devemos fazer, pelo menos, 30 minutos diários de exercícios. Isso inclui, pelo menos uma caminhada. Mas, muito importante: antes de começar qualquer programa, é preciso consultar o seu médico. Nas mulheres com diabete o risco de doenças cardiovasculares é de 2 a 4 vezes superior. Se o nível de açúcar for superior a 110 mg/dl em jejum, é preciso consultar um médico especialista imediatamente.

Além desses cuidados, as mulheres adultas devem ingerir ácido fólico e vitamina D, mais cálcio e magnésio. Evitam o envelhecimento precoce, entre outros benefícios.

A gordura encontrada nas nozes é benéfica. O ideal seria comer um punhado delas todos os dias. Além de 5 porções de frutas e vegetais, grãos integrais e peixe três vezes na semana.





Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior