Para começar o ano com o pé direito, o empresário tem que tomar alguns cuidados para não trazer para o ano novo que se inicia, problemas do ano anterior. Começar o ano limpando gavetas e apagando e-mails acumulados já é um indicativo de que a empresa irá respirar novos ares a partir de então. Uma das formas de se fazer isso é o conceito House Keeping que significa “organizar a casa”. Probleminhas e pequenas rixas com funcionários devem fazer parte do passado assim como desavenças tanto em família como dentro de casa. Há quem utilize rituais místicos para garantir um bom ano, isso até vale, mas o fundamental mesmo é sempre procurar harmonia para o bom andamento da empresa.
Perguntar para o colega de trabalho como foi o final de ano e se interessar por seus assuntos faz parte de um contexto maior de relação humana, o cultivo da amizade. O bom andamento de uma empresa requer mais do que simplesmente chegar ao trabalho e ligar o computador, pessoas estão a sua volta e necessitam de atenção, e com o ambiente favorável, com certeza a empresa deve render mais nesse novo ano que se inicia.
A simbologia da mudança de ano inspira não só a revisão de valores e projetos, mas transforma pessoas e traz uma nova visão de futuro. Não é toa que algumas empresas realizam confraternizações para os funcionários, pois trabalhando o seu emocional pode render um bom lucro mais tarde. Um bom exemplo disso é a agência de comunicação e marketing Dot News, que realiza todo o início de ano um básico ritual colocando cânfora queimada em torno dos computadores, porções de sal grosso atrás das portas, reza em conjunto dos funcionários e muito pensamento positivo.
Eles acreditam que dessa forma devem fazer uma "limpeza energética”. Se funciona verdadeiramente não se sabe, mas que ajuda a manter a união e o pensamento positivo isso e correto. Atitudes simples como essa para alguns pode significar ‘estranheza’, mas ela é capaz de refletir como irá o andamento da empresa no ano.
Lembrar dos clientes não deve ser deixado de fora, pois sem eles a empresa não flui. É comum todo final de ano as empresas mandarem carões ou cestas natalinas, e porque não desejar um bom início de ano também em janeiro, ou seja, através de e-mails ou pela mala direta. Essa é uma boa opção para o empresário cultivar a admiração de seu cliente. Vamos pensar nos fornecedores agora. Aquelas pessoas que estão sempre em contato direto com a manutenção da empresa devem ser lembradas. Um sorriso cordial e um desejo sincero de um ‘ótimo início de ano’ são estimuladores. O empresário deve pensar que o trabalho em equipe e a cordialidade dentro do ambiente empresarial só tem a acrescentar para um bom funcionamento da organização. Nesse caso vale tudo, desde um sorriso até uma reunião de início de ano.