Lidar
bem com o chefe é a chave do crescimento profissional. Por razões óbvias. Quem
lida melhor com o chefe: conquista a sua boa vontade o que, em qualquer
circunstância, é melhor que ter um chefe neutro ou contra; projeta na
organização uma imagem de lealdade e disciplina, o que resulta em bons pontos;
tem mais apoio para os próprios projetos; trabalha de modo mais produtivo e
realizador, pois o chefe “atrapalhará” muito menos.
Eis, como sugestão, sete regras para
se lidar bem com o chefe:
• Respeito sempre – jamais desmereça
a autoridade do chefe, seja em palavras, ações ou atitudes. Mesmo que você tenha
razão, qualquer pequeno sinal de desrespeito faz com que você a perca.
• Compreensão – nem sempre as razões
do chefe são as melhores, mas são as de quem está acima; é fundamental fazer um
esforço extra para compreendê-las. Ao entender melhor as razões do chefe,
poderemos fazer uma estratégia de trabalho que seja mais condizente com suas
expectativas.
• Aceitação – vale a regra: “ame-o ou
deixe-o”; enquanto vinculado a um chefe, é fundamental aceitá-lo como ele é,
pois, isso transparece nas relações (e o contrário também).
• Coopere – fazer o que está previsto
é bom, mas, não basta para criar uma satisfação extra naquele que, de um modo ou
outro, é quem poderá ajudar na sua promoção.
• Seja espontâneo – Ter medo do chefe
e agir de modo dissimulado, fingir contentamento para agradá-lo, bajular, tudo
isso é ruim. Um relacionamento entre adultos é a melhor receita.
• Expresse o necessário – expressar
os próprios sentimentos, fazer críticas limpas e bem intencionadas, sugerir
idéias – tudo isso é fundamental. Em síntese, como lembrava Sócrates, tudo
aquilo que contiver verdade, bondade e utilidade deve ser dito.
• Imponha limites – não se mantenha
passivo quando o chefe avança os limites. Ele tem direito a respeito – mas você
também o tem.
Agindo de modo assertivo você obtém o
melhor de uma relação, para ambos.
Fonte: José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no
Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager
Assessoria em Recursos Humanos.