Usuário:

Senha:


Esqueci a Senha!    
Cadastrar-se    



 

   Fazendo Redes de Relacionamento

        Em um mundo interligado por fios, a conexão mais importante continua sendo a humana. O que significa relacionar? Relacionar vem de refazer laços, enlaçar, manter laços com pessoas.

        A empresa brasileira Natura aprendeu muito bem o valor de estabelecer laços entre suas revendedoras e os clientes finais. Através de um simples e engenhoso processo de formação de laços, ela conseguiu levar seus produtos de uma forma mais barata e certa a quem compra. Se a Natura fez isso e muitas outras empresas também vêm fazendo, por que o pessoal de vendas não usa esse processo de forma mais profissional?

        É simples! Vendedores, às vezes, têm vergonha ou preguiça de fazer relacionamentos e gerenciá-los. Uma vez, um deles me disse: “Isso dá muito trabalho! Prefiro seguir meus métodos”. Eu perguntei: “Com seus métodos, como você chega até seus futuros clientes?” Ele não respondeu e me devolveu uma pergunta: “Se eu peço uma indicação para meus clientes e eles não têm interesse em dar, eu não vou ficar ligando e pedindo para eles trabalharem para mim. Você faria isso?”.

        Meu Deus! Perceba a mentalidade desse homem. Em apenas um aspecto ele tem razão. Como posso pedir algo a quem não vejo e não sinto como parte de meus relacionamentos? Esse é o ponto principal da questão. Precisamos aprender a construir relacionamentos em um mundo sem tempo.

        Aqui vão algumas dicas :
        • Tome tempo para pensar em criar uma rede de relacionamentos.
        • Veja o quanto isso pode ser útil profissional e pessoalmente.
        • Organize uma forma de filtrar e registrar pessoas de seu interesse e que você seja também interessante para elas.
        • Crie oportunidades para encontros coletivos e privados.
        • Lembre-se das pessoas e de seus nomes, se for possível.
        • Crie um canal de comunicação com algo útil para elas.
        • Deixe elas conhecerem o que faz, sem que você torne-se um exibido.

        Não se formam laços da noite para o dia. Porém, depois de feitos, devem ser alimentados. Quando temos uma rede de relacionamentos forte e bem alimentada, ela nos alimenta.


        Fonte: Por Louis Burlamaqui é administrador de empresas, especialista em comportamento organizacional e business plan. - www.vendamais.com.br






Envie este artigo para um amigo Imprimir este artigo Comentários




Voltar para a p�gina anterior